Saúde promove ações para enfrentamento às doenças renais crônicas

Governo de Goiás promove ações para enfrentamento às doenças renais crônicas: iniciativa tem foco na prevenção, no diagnóstico e tratamento precoces (Foto: SES-GO)

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES–GO), realiza, de 6 a 17 de março, a campanha Governo de Goiás contra Doença Renal. Nesse período vão acontecer atividades alusivas ao Dia Mundial do Rim, que este ano traz como tema “Cuidar dos vulneráveis e estar preparado para os desafios inesperados”. O objetivo da iniciativa é divulgar informações sobre os problemas nos rins, com foco na prevenção, no diagnóstico e tratamento precoces.

Atividades

Caminhoneiros, agropecuaristas, funcionários e visitantes da Central de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO) serão contemplados com o evento Circuito Saúde. A ação, programada para 9 de março, das 7h30 às 15h30, vai contar com dosagem de creatinina sanguínea (exame essencial para avaliar a saúde renal), teste multiparâmetro de urina e teste rápido de ISTs.

Além de aferição de pressão, glicemia e IMC, consultas orientativas com profissionais da área e com nutricionistas. E ainda rodas de conversa sobre alimentação saudável, saúde dos rins e autocuidado em saúde e, ainda, aplicação de auriculoterapia e homeopatia contra a dengue.

Alunos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública estadual também vão ser inseridos na programação. Eles terão acesso a videoaulas, ministradas nas escolas, sobre a prevenção da doença renal crônica. As atividades foram editadas com ilustrações e linguagens específicas às faixas etárias, para ampliar o entendimento das informações e, consequentemente, a prevenção da doença.

O site do Telessaúde GO vai transmitir ações, ao vivo, com conteúdo atualizado sobre nefrologia e ministrado por mestres e doutores da área. As aulas estarão disponíveis para todos os profissionais de saúde e alunos das universidades.

Os interessados poderão acessar esse link que tem informação dos palestrantes e meio para assistir às palestras.

A Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) vai promover, do dia 13 a 17 de março, palestras audiovisuais nas escolas, Elas vão acontecer das 8 às 14 horas, com abordagem às formas de prevenção, sinais e sintomas das doenças renais crônicas.

Dia D da campanha

O Dia Mundial do Rim, instituído pela Sociedade Internacional de Nefrologia e Federação Internacional de Fundações do Rim, é comemorado na primeira quinzena de março. Neste ano, o Dia D da campanha acontece na próxima quinta-feira (09/03), em todo o país.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a prevalência da Doença Renal Crônica (DRC) no mundo é de 7,2% para indivíduos acima de 30 anos e 28% a 46% em indivíduos acima de 64 anos. No Brasil, estima-se que mais de 10 milhões de pessoas tenham a doença. Em Goiás, a média de pessoas em hemodiálise era de 4.510 pacientes, até fevereiro de 2023.

A DRC é uma doença silenciosa, que só começa a manifestar sintomas quando o rim funciona abaixo de 40% da sua capacidade de filtração e eliminação das substâncias nocivas ao organismo. Como consequência, a sobrevivência dessa pessoa passa a depender de hemodiálise, diálise peritoneal e, em último caso, transplante renal. Entre as causas dessas doenças, destacam-se a hipertensão arterial, diabetes, obesidade, predisposição familiar e tabagismo.