Farmácia clínica do HDS qualifica atendimento prestado aos pacientes

Farmacêutico Gilberto Degani Filho: "cuidado de forma integrada ao paciente do HDS" (Foto: Naiclea Silva/Agir)

O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS conta agora com o serviço de farmácia clínica – atendimento ambulatorial que busca orientar os pacientes sobre o uso racional de medicamentos. Desse modo, a unidade do Governo de Goiás fortalece sua atuação na promoção da saúde de forma a contribuir na prescrição médica tanto em aspectos técnicos quanto econômicos com a finalidade de proporcionar melhores resultados clínicos ao paciente.

O farmacêutico clínico presta cuidado ao paciente de forma integrada para otimizar a farmacoterapia, promover saúde e bem-estar, prevenir doenças e monitorar a terapia medicamentosa visando à efetividade e à adesão ao tratamento.

Farmacêutico do HDS, Gilberto Degani Filho explica que, durante o atendimento, os pacientes recebem orientações sobre o uso racional de medicamento, em que são verificados os fármacos de uso prévio, bem como os recém-prescritos pela equipe médica, avaliando a possível existência de interações medicamentosas e orientando a forma correta e os horários de administração de cada medicamento.

“Os problemas relacionados a medicamentos podem ser observados diante do extenso uso de medicamentos e da baixa adesão ao tratamento medicamentoso. Sua prevenção é possível através de intervenções farmacêuticas que compreendem as sugestões de substituição ou interrupção de medicamentos para os prescritos, alteração da dose ou do intervalo de administração”, afirma Degani.

O serviço de orientação farmacêutica aos pacientes auxilia na adesão ao medicamento, com maior segurança durante o seu uso e melhoria do quadro clínico. Dessa forma, a implantação do serviço de farmácia clínica promove o aumento da segurança e da qualidade da atenção ao paciente, por meio da prevenção de eventos adversos, colabora com a redução de custos e oferece apoio aos cuidadores e à família dos pacientes.

Para Maria Aparecida de Jesus a implantação do serviço foi de grande valia. “Eu tomo vários remédios, e a orientação recebida aqui, hoje, foi muito válida para administração dos meus medicamentos”, ressaltou a paciente, de 65 anos.