Com lucro histórico, Saneago garante contratação de obras para os próximos anos

Em 2022, a companhia realizou 116,51% a mais de investimentos que em 2021 (Foto: Saneago)

Balanço anual da Saneago referente a 2022, publicado na quinta-feira (09/03), confirmou índices muito positivos para todas as áreas. Fechando o ano com lucro líquido histórico de mais de R$ 401,63 milhões, a companhia garantirá a contratação de mais obras para a expansão dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, nos próximos anos.

Isso não só para acompanhar o crescimento da população, mas também para universalizar os serviços e cumprir as metas do Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei nº 14.026/2020).

“Criamos uma nova realidade para o saneamento básico em Goiás, com números bastante expressivos e um crescimento muito forte. Salvamos a Saneago, que hoje é uma empresa que dá resultados”, frisou o governador, Ronaldo Caiado.

A Saneago passou por uma reestruturação durante 2019, com o fortalecimento da governança, gestão e capacidade econômico-financeira. Eficiência, regularidade e expansão, foi assim que o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, resumiu como foco. E completou:

“Alcançamos resultados na eficiência da empresa, na regularidade do abastecimento de água, com segurança hídrica, além de termos promovido crescimento expressivo da coleta e do tratamento de esgoto – para todos, sem distinção, dos menores municípios e regiões mais afastadas aos grandes centros urbanos”.

Saneago 2022

Em 2022, a companhia realizou 116,51% a mais de investimentos que em 2021, somando R$ 484,49 milhões para o período. Os investimentos foram feitos em sistemas de água, esgoto e equipamentos para manter a plena funcionalidade das unidades.

O incremento desses investimentos é traduzido na regularidade dos sistemas, na qualidade da prestação dos serviços e na ampliação da população atendida.

A boa gestão resultou em um crescimento, no último ano, de 44 mil economias de água, elevando o índice de atendimento com água tratada para 97,83% da população.

Em relação ao esgoto, houve incremento de 93 mil economias, uma elevação de 6,19%, passando a atender 70,73% da população com o serviço. Todo este trabalho faz com que Goiás esteja entre os estados com os melhores índices de atendimento do país.

Outro destaque foi a redução de 3,39% no índice de perdas de água na distribuição. A Saneago fechou 2022 com apenas 26,21% nesse quesito, muito melhor que a média nacional, que é de 40,3%.