Carreta da Prevenção atende em Uruaçu

Atendimento é realizado com hora marcada, sem fila e sem tumulto. Os exames são feitos na própria cidade, sem necessidade de deslocamento (Foto: SES-GO)

A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino da Policlínica de Goianésia está durante esta semana em Uruaçu, no Centro-Norte goiano. A previsão é que o veículo do Governo de Goiás realize 300 exames de mamografia e Papanicolau até a próxima sexta-feira (23/04). A Carreta da Prevenção, como é chamada a estrutura, chegou na cidade na tarde do domingo passado. Logo no início da manhã de segunda-feira (19/04) iniciou o atendimento às pacientes agendadas.

Todas as mulheres que procuram o serviço são encaminhadas, via regulação estadual, e atendidas com horário marcado para evitar filas e aglomerações. Quem procurar o local passará por uma triagem para coleta de dados. Em seguida, uma técnica em radiologia realiza as mamografias. Há ainda uma enfermeira que coordena todo o trabalho e colhe o material para os exames de Papanicolau. Essa equipe é responsável por um atendimento humanizado, organizado e rápido.

Alexandrina Bispo Pena, de 58 anos, viúva e mãe de dois filhos, é moradora de Uruaçu e nunca tinha feito mamografia. Ela revelou que tinha o sonho de realizar o exame, pois sabe que mulheres acima de 35 anos precisam ser submetidas anualmente ao procedimento para prevenir o câncer de mama. “A gente sabe que é preciso fazer, mas não conseguia. Para fazer rápido era preciso pagar. Agora, ficou mais fácil com essa Policlínica que o Governo de Goiás fez em Goianésia”, observou a paciente. 

Além do atendimento com hora marcada, sem fila e tumulto, na sua própria cidade e sem necessidade de ir para outro lugar em busca dos exames, Alexandrina elogiou a recepção humanizada e o cuidado que a equipe acolhe as pacientes. “Amei o tratamento, são pessoas muito carinhosas e dão toda atenção para nós. Fiquei muito agradecida”, finalizou.