Goiás vai imunizar grupos de riscos com vacina contra Mpox

Distribuição de doses e vacinação começam ainda nesta semana em Goiás (Foto: SES)

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), vai vacinar as pessoas consideradas de risco para a monkeypox – renomeada como Mpox em novembro de 2022 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) –, a partir desta semana.

Para a ação, a SES recebeu nesta terça-feira (14/3), uma remessa com 528 doses da vacina contra doença, enviada pelo Ministério da Saúde (MS), responsável pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Os estados brasileiros vão receber 46 mil doses da vacina. 

Vacina contra Mpox

São três os grupos definidos pelo MS como público-alvo para a vacinação pré-exposição e pós-exposição. São eles:

  • Pessoas vivendo com HIV/aids (homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais), com 18 anos de idade ou mais, com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos TCD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses. 
  • Profissionais de laboratório que trabalham diretamente com orthopoxvírus (o vírus da Mpox) em laboratórios com nível de biossegurança 3, com idade entre 18 a 49 anos. O esquema de vacinação tem a indicação de duas doses para cada pessoa. 
  • Pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para Mpox, cuja exposição seja classificada como alto ou médio risco, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“O objetivo é o imunizar pessoas com maior risco de evolução para as formas graves da Mpox. Com a vacinação, será possível evitar internações e até óbitos pela doença”, afirma Joice Dorneles, Gerente de Imunização da SES-GO.

Casos confirmados

Em Goiás, a SES-GO confirmou 563 casos da doença. Todos os infectados se recuperaram. A Mpox é uma doença de zoonoses, transmitida para humanos por meio do contato com animal, humano infectado ou material corporal humano contendo o vírus. Em 23 de julho de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a doença como emergência de saúde pública global.

São considerados suspeitos da doença pessoas de qualquer idade que apresentem início súbito de lesão em mucosas e/ou erupção cutânea aguda sugestiva de Mpox, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo (incluindo região genital/perianal, oral) e/ou proctite (por exemplo, dor anorretal, sangramento), e/ou edema peniano, podendo estar associada a outros sinais e sintomas, como febre, dor nas costas, dor de cabeça. 

Caso apareçam os sintomas, é recomendável procurar assistência médica. O diagnóstico é realizado por meio da análise de material vesicular ou crosta da lesão.

Mais informações podem ser obtidas no Boletim Epidemiológico, no endereço https://www.saude.go.gov.br/monkeypox