Governo lança primeira edição dos Jogos Paralímpicos de Goiás

Jogos Paralímpicos de Goiás serão realizados de 26 a 28 de maio em Goiânia. Competição terá 14 modalidades e mais de 200 atletas ( Foto: Seel)

O governo estadual lançou, nesta sexta-feira (17/03), a primeira edição dos Jogos Paralímpicos de Goiás. A competição será de 26 a 28 de maio, em Goiânia, e está com inscrições abertas para 14 modalidades do paradesporto. A expectativa é contar com a participação de mais de 200 atletas.

O evento vai servir como seletiva para a fase nacional das Paralimpíadas Escolares e Universitárias, que serão realizadas no segundo semestre. O secretário de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues destaca a importância da competição para o cenário local do paradesporto.

“Os Jogos Paralímpicos representam uma oportunidade de despertar vários atletas para o alto rendimento, estimulando a competição local e selecionando os talentos para representar o Estado em nível nacional”, ressaltou o titular da pasta.

Durante a cerimônia de lançamento, a secretária da Educação, Fátima Gavioli, parabenizou pela iniciativa e reafirmou a importância da competição para a inclusão.

“Eu defendo a inclusão e a autonomia das pessoas com deficiência. Goiás está avançando e esse acontecimento com certeza é um marco histórico para a população goiana”, afirma Gavioli.

Promoção social

Titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Wellington Matos destacou que o esporte é o melhor caminho para a promoção social, especialmente de crianças e adolescentes. Ele ressaltou que o governador Ronaldo Caiado tem dado todo amparo para o esporte como ferramenta de inclusão e promoção.

Goiás vem ganhando destaque no paradesporto nos últimos anos. Nas edições das Paralimpíadas Escolares de 2019 e 2021, por exemplo, o estado terminou com a quarta melhor campanha geral. Em todos esses eventos, a delegação contou com o apoio logístico de transporte do governo estadual, que ofereceu ônibus para as viagens, além do material esportivo para a competição.

Jogos Paralímpicos de Goiás

A maior parte das modalidades dos Jogos Paralímpicos de Goiás será disputada no Centro de Referência Paralímpico, que funciona no Centro de Excelência do Esporte em Goiânia. Estão no programa de competições a natação, atletismo, vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas, goalball, parabadminton, futebol de cegos, futebol de PC (paralisia cerebral), bocha, taekwondo, judô, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.

Os atletas com deficiência física, visual e intelectual interessados em disputar os Jogos Paralímpicos de Goiás podem acessar o formulário de inscrições disponibilizados no site www.esporte.go.gov.br. As disputas ocorrem nas categorias Escolar (11 a 17 anos) e Universitária, com atletas vinculados a instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC.