Semana da Água tem programação técnica, ações educativas e esportivas

Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco sedia ações educativas no âmbito da Semana da Água, de 21 a 26 de março (Foto: Semad)

A Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) promove, desta terça-feira (21) ao dia 26, a Semana da Água, em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março. Em seis dias de evento, haverá ações educativas, aulas e painéis técnicos, além de uma corrida em comemoração aos 30 anos do Parque Altamiro de Moura Pacheco (Peamp).

A programação é em formato híbrido, com eventos on-line e presenciais. Nesta terça-feira (21/03), as atividades foram no Parque Bernardo Élis. Na ação educativa houve plantio de mudas, teatro, música e oficinas técnicas, além de aula complementar on-line sobre “aspectos da qualidade das águas: proteção, poluição e monitoramento”.

Semana da Água

A cerimônia oficial de abertura Semana da Água será nesta quarta-feira (22/03), na Assembleia Legislativa de Goiás, com palestra sobre a contribuição do Cerrado para os Recursos Hídricos no Brasil, ministrada por Jorge Enoch Werneck (da Agência Nacional de Águas). 

Também na quarta, haverá apresentações culturais e a entrega do prêmio “Protetor das Águas”, para pessoas e instituições que se destacaram pelas ações de preservação dos recursos hídricos. Na programação haverá também dois painéis: um sobre alocação negociada como estratégia para resolução de conflitos em áreas críticas e outro sobre o uso de informações hidroclimatológicas e da qualidade da água como diferencial estratégico. 

Na quinta, haverá quatro painéis. O primeiro vai falar sobre a integração entre academia e gestão para produzir bons resultados na preservação das águas. O segundo tratará dos programas de conservação de solo e água, com estudos de caso. O terceiro será sobre a segurança das barragens em Goiás, e o quarto, sobre consciência de consumo e os impactos da destinação inadequada dos resíduos sobre a qualidade da água e da saúde. Todos os painéis serão no auditório da Assembleia Legislativa e terão também transmissão on-line. 

Jovens Cientistas e corrida

Na sexta-feira, das 8h30 às 10h30, haverá o projeto Jovens Cientistas nos parques de Goiás. Alunos da rede pública estadual vão a três unidades de conservação gerenciadas pela Semad para aprender, na prática, como se monitora a qualidade da água de um lago ou rio. A ação será simultanea nos parques da Serra de Caldas Novas (Pescan), da Serra dos Pirineus (PEP) e Altamiro de Moura Pacheco (Peamp). 

Para finalizar, no domingo, uma corrida vai comemorar a Semana da Água e os 30 anos do Parque Altamiro de Moura Pacheco. O trajeto vai explorar trilhas e belezas do próprio Peamp, em 5km ou 10km.

A transmissão dos eventos será por meio dos links: 

No canal da Semad, no dia 22: www.youtube.com/channel/UCr2AH9JomRODaMDRDivxt9g 

No canal da Alego, no dia 23: www.youtube.com/@TVAssembleiaGoias 

Confira a programação