“Mulher se sente respeitada”, diz Caiado sobre força-tarefa policial

Governador Ronaldo Caiado fala sobre segurança pública em entrevista à RecordTV Goiás (Fotos: Hegon Corrêa)

O governador Ronaldo Caiado destacou, nesta quarta-feira (22/03), o empenho das forças de segurança de Goiás no combate aos crimes contra a mulher. A atuação se intensificou desde o lançamento da Operação Atria, em fevereiro. A força-tarefa cumpre mandados de prisão, reforça a fiscalização de medidas protetivas, atua na conclusão de inquéritos policiais, entre outras ações que têm como alvos os agressores. As diligências seguem até 28 de março.

Caiado afirmou, em entrevista à RecordTV Goiás, que as políticas públicas desenvolvidas na área “alavancam a condição de combater o feminicídio, e as mulheres têm mais coragem de denunciar [episódios de violência]”.

A Operação Atria atendeu mais de 1,8 mil vítimas em Goiás, entre 27 de fevereiro e 14 de março. Realizou 8.580 ações diversas, como diligências policiais, apuração de denúncias e palestras educativas.

Força-tarefa

A força-tarefa foi lançada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO), em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O governador lembrou que o combate ao feminicídio é uma bandeira que ele carrega desde que atuava no Legislativo.

Já enquanto governador, tem garantido o reforço da Patrulha Maria da Penha pelo estado e, no início deste mês, encaminhou à Alego o projeto de lei que cria a Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher.

“A mulher, neste momento, se sente respeitada. Ela sabe onde recorrer, ela tem proteção”, declarou.

Visitas íntimas em presídios

Ainda durante a entrevista, o governador respondeu sobre a situação das visitas íntimas no sistema penitenciário goiano.

“O Tribunal de Justiça reconheceu que a prerrogativa de fiscalizar e fazer a gestão das penitenciárias é do governo. Como tal, vai continuar como estava. Ou seja, bandido perigoso, da área das facções, não tem direito à visita íntima”, pontuou.

O governador classificou as visitas íntimas como uma “regalia”, e argumentou que o sistema prisional goiano tem feito sua parte quando o assunto é direitos humanos.

“A dignidade que deve ser dada ao cidadão que está preso, Goiás já está fazendo. Você vai nas penitenciárias e vê como estamos reformando o banho de sol, alimentação, dormitórios. Agora, não vou construir quarto de motel em presídio”, concluiu.

Saiba mais

Visitas íntimas: Caiado vai discuti-las no Judiciário