Cine Goiás Itinerante chega a Piracanjuba nesta segunda-feira

Projeto Cine Goiás Itinerante da Secult leva sessões de cinema e oficinas a municípios do interior (Fotos: Secult)

O Projeto Cine Goiás Itinerante, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), estará em Piracanjuba nesta semana, entre os dias 27 e 31 de março. O município, que fica a 88 km de Goiânia, receberá sessões gratuitas de cinema no auditório da Câmara Municipal, nos períodos matutino, das 08h às 11h, e vespertino, das 13h às 16h. Os alunos da rede municipal são o público-alvo da iniciativa.

O Cine Goiás Itinerante tem levado, mensalmente, entretenimento por meio do cinema, principalmente para alunos das redes municipal e estadual de ensino do interior e para a população mais vulnerável. Além da exibição de filmes, o projeto também oferece oficinas temáticas, palestras e cursos sobre audiovisual e meio ambiente.

Cine Goiás Itinerante

De acordo com a secretária interina de Cultura do Estado, Yara Nunes, a iniciativa proporciona à comunidade o contato com filmes que já passaram pelo Festival Internacional de Cinema Ambiental, o Fica, por exemplo.

“Entre fevereiro e a primeira quinzena de março deste ano, o Cine Goiás Itinerante atendeu mais de 7,2 mil pessoas em oito municípios”, ressalta Yara.

A próxima cidade a receber o projeto será Itaberaí, a 103 km de Goiânia, de 04 a 07 de abril. Gestores municipais que tenham interesse em realizar a exibição de filmes em suas cidades devem enviar ofício para o e-mail cineculturaitinerante@gmail.com.

No ano passado, a iniciativa alcançou 50 municípios e um público total de 56.590 pessoas. Em dezembro, a ação Natal na Praça com Cinema chegou a 13 municípios.

Natal na Praça

O Natal na Praça traz para o período do ano um reforço do Projeto Cine Goiás Itinerante, realizado pela Secult em todos os meses com o objetivo de democratizar o acesso ao audiovisual no interior do Estado. Para o servidor André Luiz Almeida, que integra a equipe do programa, a iniciativa traz vários benefícios sociais.

“As crianças vibram com a exibição dos filmes. Além disso, nós fomentamos cinema para populações que não têm acesso a essa manifestação cultural. Muitas cidades goianas estão distantes dos grandes centros, então muitos nunca foram ao cinema”.

No mês de novembro, o Natal na Praça recebeu Moção Especial de Reconhecimento e Aplauso da Câmara Municipal de Serranópolis e de Caldas Novas, em reconhecimento pelas atividades culturais realizadas nas cidades.

Cine Goiás Itinerante abre temporada 2023