HDS oferece tratamento especializado para Disfagia

O diagnóstico precoce é fundamental para que o paciente não desenvolva desnutrição, desidratação, rebaixamento do nível de consciência, pneumonias com internações hospitalares recorrentes (Foto: Naiclea Luzia)

O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) oferece atendimento especializado para diagnóstico e tratamento de disfagia. Uma condição clínica caracterizada pelos sintomas como tosse e engasgo durante ou logo após as refeições, deglutições múltiplas, pigarro e outros.

Sintomas

A fonoaudióloga Daniella Tosta Ferreira explica que a disfagia é um transtorno de deglutição que dificulta o transporte – da boca até o estômago – do bolo alimentar, da saliva, e de líquidos e secreções.

Os principais sinais de alerta são tosse, engasgos, escapes de conteúdos alimentares, refluxo nasal, alteração vocal após alimentação.

“A Disfagia é uma condição clínica que impacta na qualidade de vida ao levar o paciente a complicações em seu estado de saúde geral, como pneumonia por aspiração e perda de peso”.

Disfagia

O diagnóstico precoce é fundamental para que o paciente não desenvolva consequências como desnutrição, desidratação, rebaixamento do nível de consciência, pneumonias com internações hospitalares recorrentes, nos casos mais extremos, podendo evoluir para a morte.

“A intervenção fonoaudiológica visa reabilitar as funções orofaciais evitando repercussão pulmonar (pneumonias aspirativas)”, afirma a fonoaudióloga Taiane Brandão.

No HDS, os profissionais atuam na reabilitação das disfagias, podendo ser classificadas como mecânica ou neurogênica. Sendo um sintoma resultante de alguma patologia de origem neurológica ou cabeça e pescoço.

O serviço ofertado no HDS foi resolutivo na vida da paciente Lucimar Aparecida da Silva, com lágrimas nos olhos, ela conta que graças ao acompanhamento com os profissionais do HDS, recuperou a dignidade.

“Eu não conseguia engolir, não segurava o alimento na boca e isso me fazia sentir vergonha de frequentar lugares públicos, eu não tinha vida social e após o atendimento dos profissionais do HDS, resgatei minha autoestima”.

Um atendimento que vai muito além de um tratamento, Lucimar destaca também, que encontrou nos profissionais acolhimento e humanização. Na última segunda-feira, 20/03, foi considerado o Dia Nacional de Atenção à Disfagia, data que tem por objetivo alertar a sociedade e profissionais da saúde sobre a importância do diagnóstico precoce para se obter êxito no tratamento.

Saiba mais

HDS tem atendimento para prevenção e controle da obesidade