Cinturão da Moda registra mais de 50% de crescimento na produção

Produção do Cinturão da Moda saltou de 2 mil peças em fevereiro para 3,1 mil peças em março deste ano (Foto: Rodrigo Cabral)

O programa Cinturão da Moda registrou um salto na produção de peças, em março deste ano. O quantitativo mensal confeccionado por costureiras do interior saltou de 2 mil, em fevereiro, para 3,1 mil em março. Foram mais de 7 mil peças feitas nos três primeiros meses de 2023.

O programa Cinturão da Moda, criado pelo Governo de Goiás em fevereiro do ano passado, vem impulsionar os setores de confecção no estado e gerar emprego e renda nos municípios.

A coordenação do programa é da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), em parceria com a Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), Sebrae, Senai, GoiásFomento, Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e prefeituras municipais.

“Tivemos um salto expressivo de produção nesses três primeiros meses do ano. Além disso, devemos alcançar 42 cidades, o que aumentará ainda mais a nossa produção”, afirma o titular da SIC, Joel de Sant’Anna Braga Filho.

O Cinturão da Moda foi pensado inicialmente para 30 cidades da Região Metropolitana de Goiânia, em razão da logística. “O município precisa ser próximo à capital para compensar o envio das peças. Hoje, Goiás é o segundo maior polo de moda do país, e trabalhamos para torná-lo o primeiro”, acrescenta Joel.

Cursos do programa Cinturão da Moda

A SIC realizará, em maio, a próxima rodada de cursos e treinamentos de corte e costura, programados para 10 municípios: Acreúna, Ipameri, Cristinópolis, Bela Vista de Goiás, Piracanjuba, Paranaiguara, Quirinópolis, Santa Tereza de Goiás e Cidade Ocidental.

Além dos cursos, as palestras orientam sobre questões relacionadas à criação de cooperativas de costureiras para produção têxtil.

Governo de Goiás lança Programa Cinturão da Moda