Caiado participa da inauguração de terminal em Goiânia

Governador Ronaldo Caiado participa da inauguração do Terminal Paulo Garcia, em Goiânia. Ministro das Cidades, Jader Filho participou do evento e conheceu a dinâmica do transporte coletivo da região Metropolitana da Capital (Foto: Junior Guimarães)

O governador Ronaldo Caiado apresentou nesta terça-feira (11/04) ao ministro das Cidades, Jader Filho, a nova dinâmica de transporte coletivo público. Ela tem sido construída na região Metropolitana de Goiânia, fruto de parceria entre o Governo de Goiás e prefeituras.

“Modéstia à parte, esse modelo pode ser muito bem estudado e levado como sugestão para outras cidades pelo país afora”, assegurou. A fala ocorreu durante a inauguração do Terminal de Integração Paulo de Siqueira Garcia, na capital goiana.

Caiado elencou os programas já lançados e que beneficiam os usuários do transporte coletivo. Entre eles o Bilhete Único, que permite até cinco viagens de ônibus com o pagamento de apenas uma tarifa. Além do Passe Livre do Trabalhador, com até oito viagens por dia; e o Cartão Família, que abrange até seis integrantes do mesmo núcleo familiar ao custo de uma única passagem aos finais de semana. “Temos um compromisso social com o deslocamento das pessoas”, sublinhou.

Subsídio

O governador lembrou, ainda, que desde 2019 o preço da passagem na região Metropolitana de Goiânia segue sem reajustes – ao custo de R$ 4,30 –, graças à parceria entre Estado e prefeituras. Somente neste ano, o Governo de Goiás está investindo R$ 110 milhões no subsídio para o transporte coletivo.

Já o prefeito Rogério Cruz afirmou que entregar o BRT é um compromisso de gestão. Segundo ele, a conclusão do terminal inaugurado hoje faz parte do processo.

“Isso para que possamos dar condições ao cidadão de fazer o uso do transporte público, que vem melhorando em parceria com o governo estadual.”

Durante coletiva de imprensa, o ministro Jader Filho comentou que abriu diálogo junto ao governador de Goiás e ao prefeito de Goiânia, ocasião em que conheceu os planos para melhorar a mobilidade em território goiano.

“Estamos discutindo e analisando projetos que deverão ser lançados pelo presidente Lula no mês de maio”, ponderou. Jader Filho disse, ainda, que o governo federal vai “liberar mais de R$ 270 milhões para a obra do BRT de Goiânia”.

Sobre o projeto do BRT no Entorno do Distrito Federal, demanda que o governador tem se empenhado em realizar, o ministro sinalizou disposição “para, de fato, fazer com que a obra saia do papel. É uma obra importante não só para Goiás, mas para o Distrito Federal”. “Trago a mensagem do presidente Lula: vamos fazer parcerias em diversos ambientes”, concluiu.

Terminal Paulo Garcia

O Terminal Paulo Garcia, inaugurado pela Prefeitura de Goiânia, fica na Avenida Goiás, entre a Estação Goiânia e o Araguaia Shopping. Ele tem capacidade para receber 12 mil usuários por dia. Passarão pelo local ônibus de 19 linhas. Esse é o início da operação de transporte coletivo de passageiros entre o novo espaço e o Terminal Isidória. A plataforma leva o nome do ex-prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, gestor responsável pelo lançamento das obras do BRT na capital. O ex-prefeito faleceu em 2017.

Terminal Paulo Garcia integra o conjunto de intervenções necessárias para a conclusão do Trecho II do BRT Norte-Sul, que liga os terminais Recanto do Bosque e Isidória, e tem previsão de entrega para junho (Foto: Junior Guimarães)