Gracinha Caiado prestigia 1º Festival da Mandioca de Bela Vista de Goiás

Primeira-dama Gracinha Caiado na abertura 1º Festival da Mandioca de Bela Vista de Goiás (Foto: Hegon Corrêa)

A primeira-dama Gracinha Caiado participou, na manhã deste sábado (15/04), em Bela Vista de Goiás, da abertura do 1º Festival da Mandioca. Com apoio do Governo de Goiás, o evento realizado pela administração municipal ocorre de 21 a 23 deste mês.

No evento, a primeira-dama, que também é coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), destacou o papel do alimento dentro da agricultura goiana, tanto para a economia do estado quanto para a área social. “A cadeia produtiva da mandioca significa comida de qualidade no prato dos brasileiros”, resumiu.

Um dos programas do Goiás Social destacados por Gracinha, durante discurso, é o projeto da cerveja produzida a partir da fécula da mandioca, que já contribuiu para que pequenos produtores rurais em todas as regiões do estado pudessem comercializar, desde 2021, 3,6 mil toneladas da raiz, sendo 800 apenas em Bela Vista.

“No nosso Goiás Social temos este projeto tão importante, e aqui em Bela Vista foi onde ele mais deu certo”, afirmou.

Outro projeto citado por Gracinha foi o Crédito Social, que beneficiou cerca de 5 mil produtores rurais que participaram de cursos de capacitação e receberam recursos para começarem a produzir em suas terras.

Festival da Mandioca

O Festival da Mandioca acontece nos dias 21, 22 e 23 de abril, em Bela Vista de Goiás. Além da gastronomia com pratos à base de mandioca, o evento terá atrações para todas as idades, como oficinas gastronômicas e apresentações musicais.

Esta é a primeira vez que o município, maior produtor de mandioca do estado, realiza o festival. O principal objetivo é explorar o grande potencial turístico da cidade, que está inserida no Mapa do Turismo Goiano, fazendo parte da Região de Negócios e Tradições.