2ª Copa Construindo Campeões deve receber cerca de 2 mil atletas em julho

O Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia, reuniu mais de 1.600 alunos do projeto, acima de 3 anos, de 21 municípios representados, para disputas de karatê (Foto: Seel)

Estão abertas as inscrições para a modalidade de karatê da 2ª Copa Construindo Campeões, iniciativa do Governo de Goiás executada pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A competição será realizada entre os dias 7 e 9 de julho, no Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia, e deve contar com cerca de 2 mil alunos do projeto de artes marciais do Estado. 

Para mais informações basta acessar o site. Esta será a segunda edição da Copa Construindo Campeões, que reuniu mais de 1,5 mil atletas no ano passado.

O evento esportivo é destinado a alunos do projeto de diferentes modalidades e idades. Promove a integração entre os participantes e incentivando a prática esportiva dentro das artes marciais. 

2ª Copa Construindo Campeões

Em 2022, a Copa Construindo Campeões teve as disputas do karatê. Para este ano, a novidade é a inclusão de etapas do taekwondo (4 a 6 de agosto) e jiu-jitsu (1º a 3 de setembro), ambas no Ginásio Rio Vermelho. As inscrições para as outras duas modalidades serão abertas posteriormente.

Profissionais renomados estarão à disposição dos participantes do evento para orientações. Também serão ofertadas palestras, workshop e outras atividades que visam a programação do esporte como instrumentos de inclusão social e desenvolvimento humano. 

Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, destaca a importância do evento entre os participantes do projeto.

“Este é um dos projetos que nos dá muito orgulho dentro do esporte, que ajuda a transformar vidas e realizar sonhos. A Copa Construindo Campeões vai ajudar na integração entre os alunos e professores, além de ajudar a prepará-los para futuras competições nacionais e internacionais”, ressaltou. 

Histórico

Criado em 2019, o projeto Construindo Campeões tem como público-alvo de atendimento crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino e adultos de baixa renda. O projeto oferece aulas gratuitas de diversas modalidades esportivas de artes marciais (karatê, judô, taekwondo, jiu-jitsu, wrestling e boxe). Atualmente, são atendidos mais de 8 mil alunos, em cerca de 80 municípios goianos.

O projeto surgiu em Goiânia, em 2019, com aulas no Jardim Guanabara, e foi expandido, em 2020, para quatro cidades da região do Entorno do Distrito Federal: Luziânia, Novo Gama, Águas Lindas de Goiás e Valparaíso de Goiás. Em seguida, diversas outras localidades goianas receberam turmas do projeto.

A partir de 2021 aconteceu um novo processo de expansão do projeto com novos núcleos, como em Aparecida de Goiânia, Goianira, Trindade, Edéia, Indiara, Jaraguá, Uruaçu, entre outros, com capacidade de atendimento de até 200 alunos em cada cidade.

O Governo de Goiás ainda disponibiliza kimonos e luvas para o uso durante a prática esportiva, oportunizando aos jovens a experiência de treinar e competir com equipamentos de alta qualidade, equiparados aos utilizados pelos atletas de alta performance.

Saiba mais

Ronaldo Caiado prestigia a 1ª Copa Construindo Campeões promovido pela Seel