HDS celebra Dia Nacional de Combate de Combate à Hipertensão Arterial
Para comemorar de maneira antecipada o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado oficialmente nesta segunda-feira, dia 26 de abril, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), promoveu, na manhã da última sexta-feira, 23, uma série de ações voltadas para os colaboradores, na quadra poliesportiva da unidade do Governo de Goiás.
Fizeram parte da ação uma aula com o coach educador físico Vitor Hugo Ferreira, acerca das principais formas de prevenção à doença; alongamento e realização de aferição de pressão arterial e testes glicêmicos. A ação faz parte do calendário de eventos de promoção à saúde do colaborador, que está sendo conduzido pela Cipa da unidade.
Segundo a presidente da Cipa, Jheyne Souza, a intenção é qualificar a atuação da comissão e promover momentos de cuidado e descontração aos colaboradores. “A Cipa do Ceap-Sol tem sido muito atuante. Estamos montando diversas estratégias que nos auxiliarão com a promoção de uma cultura de saúde e segurança para nossos profissionais”, avalia.
“Estamos muito estafados física e mentalmente com todos os desafios enfrentados durante a pandemia. Momentos assim nos auxiliam a alcançar o equilíbrio, que é fundamental para darmos continuidade à prestação qualificada de serviços aos cidadãos que nos procuram”, diz ainda.
Para o diretor-geral da unidade, Bruno Almeida, ações de saúde e segurança dos colaboradores são sempre importantes para a garantia de um ambiente laboral equilibrado para todos. “Alguns de nossos colaboradores trabalham em dois, três e até mais locais. Estão todos muito envolvidos na prestação de assistência a quem precisa. Porém, eles também têm necessidade de serem cuidados e tratados com zelo. Ações como essa reforçam nossa missão de cuidar de quem cuida”, destaca.
Diagnóstico e tratamento
O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, instituído pela Lei Nº 10.439/2020, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença.
A hipertensão é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140 × 90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como 14/9 – o primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração; o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa.
A hipertensão arterial pode ser primária, quando geneticamente determinada; ou secundária, quando decorrente de outros problemas de saúde, como doenças renais, da tireoide ou das suprarrenais. É fundamental diagnosticar a origem do problema, para que seja introduzido o tratamento adequado.