Seel instala núcleos paralímpicos no interior do estado

A implantação dos núcleos paralímpicos é uma das ações do Governo de Goiás para desenvolver e impulsionar o paradesporto no estado. A primeira etapa de ações do Núcleo de Iniciação ao Esporte Paralímpico de Goiás (NIESPGO) começou com cursos de capacitação e formação para professores. Sete municípios goianos (Inhumas, Cidade Ocidental, Silvânia, Itapaci, Rio Verde, Catalão e Valparaíso de Goiás) foram selecionados para receber o projeto.

Profissionais da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), que trabalham no Centro de Referência Paralímpico de Goiás, ministraram os cursos de capacitação em Inhumas e Cidade Ocidental. A seleção dos professores de educação física aprovados no processo seletivo do projeto e a parceria com as prefeituras e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foram fundamentais para a realização das atividades.

Durante os encontros, foram abordados conceitos e metodologias do ensino de modalidades paralímpicas para crianças e adolescentes, como atletismo, bocha e vôlei sentado. As aulas serão iniciadas no segundo semestre.

Outras modalidades estão no programa do projeto, como tênis de mesa, futebol de cegos, parabadminton, natação, goalball e basquete em cadeira de rodas. Cada município receberá três esportes, conforme a procura e o perfil dos atletas da região. Além disso, os núcleos irão atender crianças sem deficiência, com o objetivo de difundir e propagar o paradesporto para toda a sociedade, além de proporcionar uma visão inclusiva pelo esporte.

Núcleos paralímpicos

Após a capacitação dos professores, a segunda fase da implantação do NIESPGO será a montagem da estrutura com materiais esportivos e a triagem para a captação de alunos junto às escolas. A previsão é que as aulas comecem a ser oferecidas no segundo semestre. O Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, destacou a importância dos Núcleos:

“Iniciativas como essa geram um retorno social de inclusão e também podem refletir no esporte de alto rendimento.”

Governo lança primeira edição dos Jogos Paralímpicos de Goiás