Pacientes ganham corte de cabelo

Cabeleireira e pastora Lara Quintino Batista corta cabelo de um dos pacientes do Hugo Julianna Adornelas (texto e fotos)/INTS

As mãos ágeis e cuidadosas da voluntária Lara Quintino Batista vêm transformando a rotina e elevando a autoestima dos usuários do Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), unidade do Governo de Goiás. Uma vez por mês, a profissional se dedica a cuidar dos cabelos dos pacientes, um presente para o corpo, que reflete no ânimo e na alegria dos beneficiados. 

A cabeleireira e pastora recebeu o convite em novembro para uma ação com foco em cortar os cabelos dos homens internados no Hugo e, desde então, realiza os cortes. “Foi uma coisa muito boa. Entrei no hospital, fiz o trabalho voluntário e quando saí, me senti mais leve, parecia que naquela manhã eu não tinha nenhum problema. Usei o tempo para fazer o bem aos outros e levar a palavra de Deus”, afirma Lara. 

A iniciativa reforça a missão do Hugo de proporcionar aos usuários um tratamento humanizado, focado no cuidado do paciente. “Enquanto tratamos a doença, é preciso cuidar das pessoas. A autoestima e o autocuidado podem ajudar na recuperação de maneira concreta e mostrar que a vida continua, mesmo com o estado atual de internação e tratamento”, enfatiza a coordenadora multiprofissional do Hugo, Andressa Arruda. 

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) fez as orientações para que a profissional pudesse realizar os serviços, já que o corte de cabelos é realizar em unidade de saúde e em meio à pandemia causada pelo coronavírus.