Agro Centro-Oeste Familiar: feira livre será de quarta a domingo

Evento terá 115 iniciativas de agricultores familiares comercializando seus produtos. Número recorde na história da feira (Foto: Carlos Siqueira/Secom UFG)

A 20ª Agro Centro-Oeste Familiar (Acof 2023) mantém a tradição de realizar a feira livre da agricultura familiar para comercialização de hortaliças, frutas, mel, produtos beneficiados e artesanatos. O evento é a maior feira da Região Centro-Oeste voltada para a agricultura familiar e será de 17 a 20 de maio (de quarta-feira à sábado), em Goiânia, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás.

O tema deste ano é “Mais comida, menos agrotóxicos”. O evento terá 115 iniciativas de agricultores familiares comercializando produtos, número recorde na história da feira, distribuídas em 70 postos de venda na área interna do Centro de Eventos (algumas em estandes coletivos) e 12 postos de venda na praça de alimentação do evento.

Agro Centro-Oeste

São destaques neste ano a ala quilombolas, que contará com 12 comunidades; a participação da comunidade indígena Kamayurá; a ala de assentados da reforma agrária (20 barracas e 3 estandes) de diferentes assentamentos; o núcleo de agricultores familiares distribuídos em 12 cooperativas e 7 associações do segmento). E ainda a cozinha camponesa realizada pela Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás (Fetaeg) e pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Goiás (Fetraf).

A Acof 2023 reúne diferentes parceiros que, juntos, organizam, realizam e recebem aproximadamente 8 mil pessoas durante os quatro dias de evento. O público-alvo são estudantes de todas as fases do ensino, profissionais de diversas áreas, pesquisadores, agricultores familiares, extensionistas e o público em geral.

Entre as principais atividades desenvolvidas estão a feira da agricultura familiar e da economia solidária, cursos, minicursos, palestras, dias de campo, workshops, seminário científico, exposição de tecnologias, cozinha camponesa, fazendinha agroecológica e atividades culturais. 

Realizadores

A maior edição da história do evento e a primeira após o fim da emergência da pandemia de Covid-19 é realizada pela UFG, por meio do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da Escola de Agronomia da UFG (PPGAgro UFG).

Tem como correalizadores o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Secretaria de Estado da Retomada (SER), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Centro Universitário de Mineiros (Unifimes) e Instituto Federal Goiano (IF Goiano).

Serviço:
Feira Agro Centro-Oeste Familiar 2023
Data: de 17 a 20 de maio de 2023
Horário: das 8h às 18h
Local: Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal – Câmpus Samambaia UFG
Endereço: Av. Esperança, s/n – Vila Itatiaia, Goiânia – GO, CEP: 74.690-612
Site do evento: https://agrocentro.agro.ufg.br/