Saúde reforça importância da doação de leite humano

No Hemu, 133 bebês prematuros hospitalizados foram atendidos em abril com leite de 75 doadoras cadastradas no Banco de Leite Humano da unidade (Foto: SES)

Neste 19 de maio, Dia Nacional e Mundial de Doação de Leite Humano, a Secretaria da Saúde de Goiás (SES) reforça a importância do gesto de doação do alimento. O Banco de Leite Humano do Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (BLH/Hemu) depende das doações para atender aos bebês prematuros que nascem na unidade.

Um litro de leite materno pode ajudar a salvar vidas e alimentar até dez recém-nascidos por dia. Em abril deste ano, 133 bebês prematuros hospitalizados na unidade foram atendidos com leite de 75 doadoras. O BLH tem 75 voluntárias cadastradas e 130 bebês recebem, atualmente, o leite humano pasteurizado.

A doação mensal é de cerca de cem litros. Embora o cenário do último mês seja positivo, é importante ressaltar que as doações são sempre muito bem-vindas.

“Como é um alimento que não pode ser produzido artificialmente, a doação do leite humano é muito importante. Por isso, temos de celebrar e agradecer nesse dia, especialmente, a essa corrente do bem de doadoras de leite humano e também a nossa parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, com as bombeiras que recolhem o leite doado em domicílio”, afirma a coordenadora do BLH, Renata Leles.

Doação

A profissional de Educação Física e professora de pilates Mariana Yamada conta que, sabendo da importância da doação de leite materno para os bebês que não podem ser nutridos pelas suas mães, sempre teve o desejo de se tornar doadora.

Professora de pilates Mariana Yamada é doadora de leite humano

“Eu queria contribuir para a saúde e recuperação desses bebês. E, felizmente, pude começar a doar desde as primeiras semanas de vida da minha bebê”, relata.

O leite doado é oferecido aos recém-nascidos em UTIs neonatais, geralmente para os nascidos prematuros e com baixo peso. O leite materno é fundamental, pois é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos. Dessa forma, a doação ajuda a salvar vidas e não prejudica a mãe ou seu bebê, já que a produção do leite segue a lei da demanda: quanto mais for retirado, mais será produzido.

Coleta em domicílio

As mães interessadas em doar leite materno podem ligar ou enviar mensagem para o número (62) 3956-2921, para receber as informações necessárias e solicitar a coleta em domicílio. O banco funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, e fornece os frascos esterilizados adequados para doação, além de cuidar do transporte do leite.

Quem pode doar

Todas as mulheres que estiverem amamentando podem ser doadoras de leite humano. Os únicos requisitos são: apresentar exame de pré-natal que comprove ausência de doenças infectocontagiosas, não serem fumantes, nem usuárias de drogas e de bebidas alcoólicas.

A doadora também não pode ter recebido sangue nos últimos seis meses, nem fazer uso de medicamentos que contenham restrições à amamentação e, consequentemente, à doação.