Araguaia: Governo de Goiás leva serviços à região

Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, leva qualificação e empregos para fomentar economia das cidades à beira do rio Araguaia (Fotos: Retomada)

Com o objetivo de preparar trabalhadores e microempreendedores para a temporada Araguaia 2023, o Governo de Goiás realiza uma série de eventos em seis cidades da região, a partir da próxima segunda (22/05). Serão oferecidos cursos profissionalizantes gratuitos que geram oportunidades de trabalho e renda junto ao turismo, encaminhamento a vagas de emprego, oferta de linhas de crédito e outros serviços.

A caravana chega simultaneamente a Aruanã e São Miguel do Araguaia na segunda e terça-feira (22 e 23/05); em Britânia e Mundo Novo, dias 26 e 27 de maio; em Aragarças e Nova Crixás, dia 31 de maio e 1º de junho.

Por meio do Goiás Social e Secretaria de Estado da Retomada, nesses dias serão feitas inscrições de interessados nos cursos de culinária – petiscos com pescados; técnicas de preparo e vendas de pescados; condutor de turismo para pesca e massagista básico. Também serão ofertadas oficinas de drinks, atendimento ao cliente e comida de boteco.

Araguaia

Nos cursos, os alunos que conquistarem o certificado e tiverem cadastro ativo no CadÚnico do Governo Federal poderão se candidatar ao Crédito Social, programa que transfere até R$ 5 mil para incentivar microempreendedores a iniciar ou melhorar o próprio negócio. Para quem não está ativo no CadÚnico, a GoiásFomento estará presente com linhas de crédito voltadas a esse público.

“Essa é a temporada do Mais Araguaia. O Governo de Goiás chega agora em maio qualificando e orientando a população nas oportunidades que podem explorar com o turismo durante o mês de julho. Nosso objetivo agora é garantir geração de emprego e renda para a população mais vulnerável”, pontua César Moura, secretário da Retomada.

Parceiro no evento, o Sebrae vai acompanhar a caravana da pré-temporada para dar consultoria a micro e pequenos empreendedores, mostrando como gerar renda aproveitando o turismo na região. As prefeituras também entram como parcerias garantindo tendas para vacinação.

Saiba mais

Semad realiza mais de mil atendimentos na Temporada do Araguaia 2022