Gracinha Caiado participa do lançamento do Pacto Contra a Fome

Gracinha Caiado participa do lançamento do movimento nacional Pacto Contra a Fome em São Paulo (Foto: Chico Kfouri)

A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, participou, na manhã desta terça-feira (23/05), em São Paulo, do lançamento do movimento Pacto Contra a Fome.

Ao lado de autoridades de todo o país, Gracinha representou o Governo de Goiás na solenidade. A iniciativa suprapartidária idealizada pela empresária Geyze Diniz, esposa do empresário Abílio Diniz, visa a organizar ações conjuntas estruturadas para boas práticas que possam reduzir o desperdício de alimento e combater a fome.

“É uma honra estar aqui hoje ao lado de tantas autoridades e empresários que fazem a diferença e têm um olhar atento às questões sociais. É uma oportunidade para o Estado de Goiás estar por dentro do que tem sido debatido nacionalmente no que diz respeito ao combate à fome, uma luta que é de todos nós”, explicou a primeira-dama.

Pacto Contra a Fome

O movimento tem como missão acabar com a fome no Brasil até 2030 e não ter nenhuma pessoa em nenhum nível de insegurança alimentar no território nacional até 2040. Para tanto, a intenção é executar ações conjuntas estruturadas para boas práticas que possam reduzir o desperdício de alimentos.

“Não podemos nos conformar que tantos brasileiros continuem passando fome em 2023, com tantos saberes e tecnologias disponíveis”, pontua a empresária Geyze Diniz.

Gracinha Caiado concorda com a premissa e lembra que o Governo de Goiás conhece de perto esse desafio, o que tem resultado em investimentos crescentes para garantir a segurança alimentar dos goianos.

“Goiás foi o estado que mais investiu na compra de kits de alimentos durante a pandemia. Foram investidos mais de R$ 100 milhões em mais de 1,2 milhão de cestas básicas”, contou Gracinha, durante o evento.

Outras ações do Governo de Goiás no combate à fome incluem o Programa NutreBem, responsável pela distribuição do Mix do Bem, um alimento nutritivo que contribui para ampliar a segurança alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade social no estado, e o Banco de Alimentos da OVG, que já distribuiu mais de 5 mil toneladas de alimentos in natura para entidades sociais e famílias vulneráveis.

Além disso, as 14 unidades do Restaurante do Bem mantidas pela gestão estadual já serviram cerca de 13 milhões de refeições desde o início de 2019, um investimento de mais de R$ 76 milhões.