18º TeNpo terá 14 espetáculos de teatro, dança e circo

Realizada na cidade de Porangatu, a mostra ainda oferece workshop e oficinas, de 1º a 4 de junho (Foto: Secult)

Porangatu recebe a 18ª edição da Mostra de Teatro Nacional (TeNpo), de 1° a 4 de junho. O evento traz à cidade do norte goiano 14 espetáculos nacionais e regionais de artes cênicas e ainda oferece oficinas e workshop. Toda a programação é gratuita.

Promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Cultura de Goiás (Secult), com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE), o TeNpo 2023 terá programação aberta com performance da Cia de Comédia Os Melhores do Mundo (DF), com o novo espetáculo, a comédia stand-up “Contando ninguém acredita”.

18º TeNpo

A comédia também é veículo para as discussões de gênero propostas pela atriz Monique Alfradique (SP), no monólogo “Quase normal”. O público da mostra tem um encontro marcado com uma mulher cheia de dilemas, depois de atravessar a pandemia da covid-19, colecionando decepções amorosas, fracassos profissionais e experiências nada convencionais no mundo virtual.

Apesar do potencial para a tragédia, situações hilárias escritas por Monique Alfradique e Rafael Primot se revelam na busca desta mulher pelo autoconhecimento e pela determinação em realizar seus desejos.

Outros 12 espetáculos cênicos produzidos em Goiás estão pautados, com destaque para a Cia de Teatro Nu Escuro, Circo Lahetô, Giro8 Companhia de Dança, Cia. Teatral Martim Cererê, entre outros. A partir da parceria entre o Governo de Goiás e a UFG, a curadoria do TeNpo propõe uma programação que fomenta a formação de público e o fortalecimento de redes produtivas entre grupos e artistas nacionais e regionais.

Formação

A qualificação profissional na cadeia produtiva das artes cênicas também tem força na Mostra de Teatro Nacional de Porangatu, com workshop conduzido pela atriz Vanessa Gerbelli (RJ) e oficinas ministradas pela atriz Nay Fernandes (SP), pelo cineasta e diretor de arte Benedito Ferreira (GO), pelo ator Leonardo Miggiorin (SP) e pela atriz e arte educadora Juliana Mado (GO).

“A Mostra de Teatro Nacional de Porangatu é uma ação de política pública estadual para a Cultura, concebida com base na descentralização das atividades das artes cênicas em Goiás”, ressalta a Secretária Estadual de Cultura, Yara Nunes. Segundo ela, o TeNpo provoca um deslocamento de eixo e instala no Norte do estado um espaço e um tempo favoráveis à troca de experiências, ao mesmo tempo em que estimula a qualificação da produção local e regional e forma público”, completa.

Para a reitora da UFG, Angelita de Lima, a Mostra TeNpo “é muito especial, pois cumpre com eficiência o papel de democratizar o acesso a ações culturais, levando oficinas cênicas e espetáculos cuidadosamente selecionados para Porangatu e comunidades vizinhas”.

Nesta edição de 2023, o festival ainda conta com a parceria da Secretaria da Retomada, Goiás Social, Prefeitura de Porangatu e Academia Esparta.

Confira a programação completa no link: https://mostratenpo.cultura.go.gov.br/programacao/

TeNpo 2023 terá 12 espetáculos regionais