Goiás sedia 10ª Conferência Estadual de Saúde

Conferência é uma oportunidade para debater e propor políticas públicas de melhoria para o SUS (Foto: Iron Braz)

O Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES) realiza a 10ª Conferência Estadual de Saúde, de 29 a 31 de maio, em Goiânia. O evento, que conta com o apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), será no auditório da Superintendência da Escola de Saúde, na Vila Legionários, em Goiânia.

A conferência reunirá gestores, profissionais de saúde, usuários e prestadores do Sistema Único de Saúde (SUS) para debater as políticas de saúde pública. A 17ª Etapa da Conferência Nacional de Saúde também vai acontecer durante o evento estadual.

Descentralização

As discussões da etapa estadual ocorreram nas conferências municipais e nas 18 regionais de saúde, com a participação de quase 1,4 mil pessoas. Pela primeira vez, 226 municípios foram envolvidos nesse processo.

“Isso é um avanço significativo, pois representa a descentralização das regionais”, ressalta o presidente do CES-GO, Walter Monteiro.

O presidente destaca que orientar e monitorar é o principal papel do Conselho. “Com a descentralização há autonomia das regionais e motivação para participação do processo que visa construir um plano mais completo do SUS”, afirma Walter. Atualmente, 75% da população goiana depende exclusivamente do SUS.

A Conferência Nacional, que vai acontecer de 2 a 5 de julho deste ano, vai receber dos 96 delegados eleitos nesta etapa estadual as propostas levantadas e aprovadas em Goiás.

SUS

O SUS é uma das mais importantes políticas públicas do país e um modelo de sistema para o mundo. A vice-presidente do CES e Superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde (SPAIS/SES), Paula dos Santos, afirma que o foco deve ser o usuário e suas reais necessidades.

“Na Conferência Estadual, faremos todo esforço para debater e construir um plano que alcance as demandas da nossa população, considerando as especificidades do nosso Estado”, explica.

A abertura da Conferência Estadual será na segunda-feira, às 8 horas, e contará com a participação do palestrante, Júlio Pontes. Ele é conselheiro nacional de saúde e coordenador da comissão intersetorial de políticas de promoção da equidade do Conselho Nacional de Justiça. A pauta seguirá durante os três dias com extensa programação de debates, trabalhos em grupos, que colaborarão para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.