Coletiva marca lançamento do programa de cirurgias eletivas em Goiás

Cirurgias serão realizadas em 68 hospitais privados conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) (Foto: Arquivo)

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems), Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia, e Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg), convidam para o lançamento do programa de cirurgias eletivas em Goiás, nesta terça-feira (30/5), às 9 horas, no Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia.

Na oportunidade, representantes de todas essas instituições estarão presentes para esclarecer sobre o andamento do Programa do Ministério da Saúde em Goiás. Já nesta terça-feira, pacientes triados e preparados, serão operados na modalidade de cirurgia geral no hospital.

Cirurgias eletivas

Ao todo, 42 municípios devem executar as cirurgias da população dos 246 municípios goianos. As cirurgias serão realizadas em 68 hospitais privados conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo que as unidades estaduais com perfil de atendimento em média e alta complexidades tenham capacidade para ampliar a oferta de procedimentos ortopédicos.

Dentro do programa, serão realizadas cirurgias gerais, ginecológicas, oftalmológicas e otorrinolaringológicas, com a expectativa de atender até 10 mil cirurgias na primeira fase. O programa do governo federal deve repassar R$ 20 milhões para Goiás, e essa verba chegará direto aos Fundos Municipais de Saúde. Um terço desse montante já chegou aos municípios, e os outros dois terços serão repassados conforme a performance de execução dos hospitais.

O Governo de Goiás também vai garantir R$ 20 milhões como complemento para o programa no estado e, o repasse será realizado mensalmente condicionado à execução e ao registro das produções.

Serviço:
Assunto: Início do programa de cirurgias eletivas em Goiás