No encerramento do Maio Amarelo, Detran anuncia novos equipamentos de fiscalização

Com mais de 70 ações educativas realizadas, Detran encerrou, simbolicamente, as atividades do Maio Amarelo 2023 (Foto: Detran)

Com mais de 70 ações educativas realizadas e redução do número de acidentes e mortes, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) encerrou, simbolicamente, as atividades do Maio Amarelo 2023.

Segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública, no ano passado, foram registrados 8.760 acidentes em maio e 156 mortes. Neste ano, de 1º a 29 de maio, foram 7.400 acidentes e 114 mortes.

A mensagem da necessidade de adoção de posturas seguras no trânsito foi levada para milhares de pessoas, durante a campanha. O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir Soares, afirma que a autarquia continua com ações de fiscalização e educação em ritmo intenso.

O mês é apenas um chamariz. Nosso foco é a defesa contínua da vida no trânsito”, ressaltou.

Mais equipamentos de fiscalização

Além da continuidade das ações educativas, a fiscalização ganhou reforço. Delegado Waldir anunciou a aquisição de veículos e material de apoio à fiscalização de trânsito.

Foram adquiridos 23 automóveis, dez vans, cinco camionetes e três caminhões sinalizadores. Eles serão utilizados em programas como Sinaliza Goiás, Balada Responsável e nas atividades de bancas examinadoras.

O programa Balada Responsável recebeu 80 novos etilômetros para auxiliar nas ações de combate à embriaguez ao volante; 120 barreiras pantográficas; 120 balizadores cônicos; 300 cilindros canalizadores de tráfego; 300 cavaletes plásticos; e 3.062 cones para sinalização.

Maio Amarelo

Nos últimos 30 dias, foram realizadas palestras, blitzes, Detranzinho, ações e campanhas educativas em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Metropolitana, Secretaria Municipal de Mobilidade, prefeituras e superintendências de trânsito de diversos municípios.

O Maio Amarelo é o movimento mundial de atenção pela vida no trânsito. Nesta edição, o tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é “No trânsito, escolha a vida”.

O objetivo é reunir esforços entre iniciativa pública e privada para estimular o debate sobre a segurança viária e incentivar a adoção de posturas seguras por pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.