TeNpo 2023 deve atrair 5 mil turistas a Porangatu

O Governo do Estado realiza investimento de R$ 2,9 milhões na Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (Foto: Secult)

Porangatu deve receber mais de 5 mil turistas, durante o TeNpo 2023. O termômetro para o pré-evento é o setor de hotelaria. Os dados são da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e confirmam a expectativa de quem trabalha também no ramo de alimentação.

A Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo) será de 1ª a 4 de junho, reunindo 14 grupos de dança, circo e teatro nacionais e regionais.

A prefeitura de Porangatu é parceira no evento, que é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com investimento de R$ 2,9 milhões, em 2023.

A 18ª edição do festival conta com a correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).

De acordo com a prefeita Vanuza Valadares, os turistas aguardados para o TeNpo devem se deslocar, principalmente, dos 20 municípios que compõem a região norte e no sul do Tocantins. Como Porangatu é cidade polo, prefeituras do entorno estão organizando caravanas de estudantes para assistir aos espetáculos e para vivenciar o intercâmbio com os acadêmicos do curso de Artes Cênicas da UFG.

“Sempre que chega o TeNpo é assim: a cidade renova seus ares com a chegada dos artistas”, ressalta ela.

Ações continuadas

Com aproximadamente 44 mil habitantes (segundo senso do IBGE em 2022), Porangatu mantém biblioteca pública ativa, centro cultural com atividade de formação continuada, museu, programa de preservação do patrimônio arquitetônico do Centro Histórico. “A cultura é forte no município e iniciativas como o TeNpo incentivam o envolvimento permanente da comunidade com as artes”, relata a prefeita.

Para Vanuza Valadares, o TeNpo vem deixando um legado para a população da cidade e para a região norte de Goiás. “Ao longo dos dezoito anos em que a Mostra de Teatro Nacional de Porangatu vem sendo realizada, muitos grupos artísticos formados por jovens surgiram e buscam profissionalização”, afirma ela.

Diante da demanda por atividades, especialmente em dança, teatro, música, de acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o Centro Cultural de Porangatu já atende cerca de 400 pessoas. “Os instrutores e monitores das aulas e oficinas são ‘frutos do TeNpo’”, ressalta Valadares. A prefeita informa ainda que a Academia Porangatuense de Arte e Letras agora está em atividade, instalada em um prédio restaurado, no Centro Histórico, por meio de concessão pública.

Nesta edição de 2023, o festival ainda conta com a parceria da Secretaria de Estado da Retomada, Goiás Social e Academia Esparta.

TeNpo 2023- Programação

1º de junho (quinta)

16 horas – Escola Maria José Gonçalves, Setor Bela Vista

LIVRE