Shows nacionais do Fica começam nesta sexta-feira

Maria Rita é apresentação principal. Também haverá show do cantor Criolo e de Roberto Menescal e Wanda de Sá com a Orquestra Filarmônica de Goiás (Foto: Divulgação)

A programação de fim de semana do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) será repleta de grandes atrações. Principal atração musical desta sexta-feira (16), a cantora Maria Rita apresenta o show O Samba da Maria a partir das 22h, na Praça de Eventos, no Centro Histórico da cidade de Goiás.

Ela será acompanhada por Leandro Pereira (violão sete cordas), Fred Camacho (banjo e cavaquinho), Vinícius Feijão (pandeiro), Jorge Quininho (percussão) e Adilson Didão (percussão). A entrada é gratuita.

Fica

O show de Maria Rita é oferecido pelo Sesc Goiás. De acordo com presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac Goiás, Marcelo Baiocchi, promover a cultura e contribuir com o desenvolvimento econômico é um dos compromissos da Federação.

“Nós estamos muito felizes em participar de um dos maiores festivais de cinema do mundo, que além de fomentar o audiovisual também aquece o turismo e a economia local”, afirmou.

Segundo o diretor regional do Sesc Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, o festival fortalece produtores, realizadores e divulgadores do cinema, além de valorizar a cultura.

“Um evento grandioso merece uma atração grandiosa, por isso o Sesc está levando o show da cantora Maria Rita que irá enaltecer ainda mais o festival”, enfatizou.

Sábado

Neste sábado (17), penúltimo dia do Fica, haverá uma conversa com o documentarista e escritor João Moreira Salles; a avant première no Brasil do longa A Flor do Buriti, um dos premiados do Festival de Cannes; e  show com o cantor Criolo.

Toda a programação do festival é gratuita e pode ser conferida em https://fica.go.gov.br/programacao/.

As atividades de sábado começam às 9h, com oficinas da Tenda Multiétnica e Tenda da Saúde, ambas instaladas na Praça do Chafariz. Às 9h30, o Cine Teatro São Joaquim será palco para o fórum ambiental, que contará a conferência Conectando a natureza: projetando para pessoas, lugares e biodiversidade, com Ian Mell da Universidade de Manchester, Inglaterra. E, às 10h30, o documentarista e escritor João Moreira Salles, que vai participar da conversa Arrabalde: em busca da Amazônia.

Às 19h30, será a estreia nacional do longa brasileiro vencedor do Festival de Cannes deste ano, A Flor do Buriti, no Cine Teatro São Joaquim. Os diretores João Salaviza e Renée Naderestarão presentes na sessão.

Em seguida, no palco do Mercado Municipal, a banda Maduli prepara o público para o grande show da noite. O cantor brasileiro Criolo se apresenta na Praça de Eventos, a partir das 22h, e encerra a programação do sábado.

Domingo

No domingo (18), a cerimônia de premiação e encerramento será às 14h, no Cine Teatro São Joaquim. O encerramento do festival contará com a cerimônia de premiação das mostras competitivas e show da Orquestra Filarmônica de Goiás com a participação dos convidados Wanda Sá e Roberto Menescal, dois ícones da bossa nova.

Às 18h, o palco do Mercado Municipal receberá os artistas goianos Maria Eugênia, Ricardo Leão e Luiz Chaffin. Logo após, às 19h, o palco da Praça de Eventos  receberá a Orquestra Filarmônica de Goiás, que contará com a participação dos convidados  Wanda Sá e Roberto Menescal, dois ícones da bossa nova.

Fica inova e lança plataforma de streaming gratuito

24º Fica é aberto com filme e homenagem a indigenistas