Economia apresenta 1º Balanço Cidadão de Goiás

Documento contém as principais entregas e realizações do Governo de Goiás ao longo de 2022 (Foto: Economia-GO)

A Secretaria da Economia apresentou o primeiro Balanço Cidadão do Estado de Goiás, nesta segunda-feira (3/7), no auditório do Complexo Fazendário. A ação, inédita, tem como finalidade disponibilizar à sociedade informações sobre os recursos recebidos e aplicados pelo Estado no ano de 2022.

O evento teve a presença de representantes do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), da Defensoria Pública (DPE-GO), do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) e das secretarias de Desenvolvimento Social e de Segurança Pública.

Acessível no site da Economia, o documento contém as principais entregas e realizações do Governo de Goiás ao longo de 2022, mostrando como a atual gestão vem trabalhando para cumprir os compromissos assumidos com a população goiana.

Com base nos dados do exercício de 2021, Goiás foi reconhecido pela Secretaria do Tesouro Nacional, em seu ranking de qualidade, com a Nota “A” (96,4%) em relação às informações contábeis e fiscais validadas.

A secretária da Economia, Selene Peres Peres Nunes, abriu o evento destacando que o objetivo da iniciativa é ter uma gestão com transparência mais ativa, tornando a publicação permanente.

“A ideia é disponibilizar toda a informação sobre arrecadação, execução orçamentária e financeira do Estado. O material pretende uma aproximação com o cidadão, mostrando de forma clara e simplificada onde os recursos provenientes de tributos foram aplicados”, disse.

Transparência

“O Estado de Goiás sempre buscou tornar a gestão pública mais transparente, divulgando suas informações no Portal Transparência Goiás. No entanto, sentíamos a necessidade de que isso fosse feito de uma forma ainda mais acessível à população. Esse trabalho tem a intenção de trazer todos os dados em uma linguagem simples e fácil de entender, para que mesmo aqueles que não têm conhecimento em conceitos contábeis possam acompanhar as publicações”, afirmou o superintendente Central de Contabilidade e Contador-Geral do Estado, Ricardo Rezende.

As informações demonstradas constam no Balanço Geral do Estado e nos Relatórios da Controladoria Geral do Estado que foram encaminhados ao TCE-GO na prestação de contas anual do governador, referentes ao ano de 2022.

“É importante ressaltar que o material foi elaborado com base na prestação de contas, entregue e aprovada sem ressalvas pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Portanto, estamos disponibilizando à população um Balanço Cidadão com linguagem acessível e validado pelo TCE”, acrescentou Ricardo Rezende.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Goiás (CRC-GO), Sucena Hummel, parabenizou o trabalho desenvolvido pela equipe da Superintendência Central de Contabilidade na elaboração do Balanço Cidadão.

“Parabéns pela coragem em divulgar dados que permitem que a sociedade saiba onde seu dinheiro está sendo aplicado”, destacou.

O secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos de Lima, afirmou que “a ação mostra a importância de levar informações qualificadas e acessíveis ao cidadão”.

Principais realizações

Entre as principais realizações do governo do Estado destaca-se a regionalização do atendimento na saúde, em andamento, por meio de convênios firmados com hospitais e a construção de policlínicas, que resultaram na redução do tempo de espera por atendimento ambulatorial, internação e realização de cirurgias.

Na educação, ocorreu a expansão das vagas de tempo integral, abertura de novas escolas militares, entrega de notebooks a 16.410 estudantes e de kits esportivos a 1.007 escolas, entre outros benefícios.

Na segurança pública, houve redução em 100% dos roubos a instituições financeiras, 70% do roubo de veículos e 23,57% do roubo de cargas. Já na habitação foram concluídas 1.757 unidades habitacionais e entregues 2.255 escrituras.

Orçamento

O total dos recursos recebidos pelo Estado no ano de 2022 foi de R$ 43,50 bilhões. As despesas totalizaram R$ 38,76 bilhões, com um resultado positivo de R$ 4,74 bilhões.

Os recursos foram aplicados em saúde (15,69%), educação (16,03%), segurança (9,57%), serviço da dívida pública (10,51%), previdência (17,73%), assistência social, habitação (2,39%) e outros (30,77%).

Economia

A economia do Estado tem como principais ramos: agroindústria, mineração, alimentício, farmacêutico, automobilístico, comércio, grandes empresas e turismo. A agroindústria responde por 11,4% da economia goiana, o setor de serviços por 67,4%, e a indústria por 21,2%.

No ranking de competitividade dos estados, Goiás ocupa a nona posição, que leva em consideração dez pilares temáticos: infraestrutura, sustentabilidade, social, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, sustentabilidade ambiental, potencial de mercado e inovação.