Economia e Hemocentro promovem campanha de doação de sangue
A Secretaria da Economia em parceria com Hemocentro Coordenador Professor Nion Albernaz vai realizar a Campanha de Coleta Externa de Sangue e Cadastro para doação de Medula Óssea no Complexo Fazendário, em Goiânia, no dia 18 de maio, das 8h às 16h, mediante agendamento prévio com horário marcado. O Hemocentro vai disponibilizar a unidade móvel (ônibus), tendas para a coleta de dados e profissionais qualificados. O agendamento que pode ser feito pelo e-mail desenvolver.ggdp.economia@goias.gov.br, pelo telefone (62) 3269-2425 ou pelo WhatsApp (62) 98342-0526 até o dia 17/05.
“Antecipamos a campanha de doação em virtude do momento que estamos vivendo, conto com o apoio dos nossos servidores para mais esta campanha de solidariedade”, assinala o secretário-adjunto Fernando Rufino Cordeiro Veríssimo. A titular da Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (GGDP), Juliana Chaves, reforça que a campanha ocorre em um momento de baixa no estoque de sangue do Hemocentro e que este pequeno gesto pode ajudar a salvar muitas vidas. “A pandemia da Covid-19 fez com que o número de doadores de sangue baixasse muito e tornasse a situação do estoque de sangue bastante delicado”, alerta.
A campanha foi firmada entre a Superintendência de Gestão Integrada (SGI) da Economia e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano – Idtech, responsável pela administração do Hemocentro Coordenador Professor Nion Albernaz. “Nós já fizemos outras campanhas de doação de sangue junto aos servidores da Economia, a última no ano passado, e sempre obtivemos bons resultados. Acredito que agora não será diferente, mas reforçamos aqui a necessidade de se fazer o agendamento, visto que ainda estamos no combate ao coronavírus, e por esse motivo temos que redobrar os cuidados para garantir a saúde dos doadores”, enfatiza o superintendente da SGI, Thalles Paulino de Ávila
Quem pode doar?
Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 Kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 59 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. A orientação é que doadores acima de 60 anos fiquem em casa, visto que são pessoas do grupo de risco da Covid-19.
Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. No caso da vacina contra o novo coronavírus é preciso esperar 48 horas após a Coronavac ou Covaxin, e sete dias após a aplicação das demais. Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita devem ficar 14 dias sem poder doar, já para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de inaptidão é de 30 dias após a remissão dos sintomas.
Na ocasião será feito o cadastro para doação de medula óssea. Os interessados em fazer parte do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea – REDOME podem comparecer durante todo o período da campanha, das 8h às 16h, sem a necessidade de agendamento.