Juntos pelo Araguaia realiza ações em Bom Jardim de Goiás

Atividades realizadas em agosto deram início ao isolamento de nascentes e matas ciliares dos afluentes do Ribeirão Bom Jardim (Foto: Semad)

As ações do Programa Juntos pelo Araguaia (JPA) avançam no município de Bom Jardim de Goiás, na Região Oeste de Goiás. As obras contam com financiamento da empresa Anglo American e execução do Instituto Espinhaço.

As atividades realizadas em agosto deram início ao isolamento de nascentes e matas ciliares dos afluentes do Ribeirão Bom Jardim. Os trabalhos foram iniciados na Fazenda Estância, conforme informa a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Bom Jardim de Goiás.

O Juntos pelo Araguaia é uma cooperação público-privada idealizada pelo governador Ronaldo Caiado que promove a recuperação de áreas degradadas da bacia hidrográfica do rio nos estados de Goiás e do Mato Grosso.

A Anglo American, empresa global de mineração diversificada, é uma das investidoras do programa, sendo responsável pelos lotes 1, no município de Piranhas; e 4, em Aragarças e Bom Jardim de Goiás.

O isolamento de nascentes e matas ciliares executado pelo Juntos pelo Araguaia visa à preservação das nascentes que fazem parte do meio biofísico para que possam ser plantadas as mudas. Tamém neste mês de agosto,outras propriedades receberam o supervisor de Implantação do Instituto Espinhaço, Márcio Melo, para seleção de espaços que serão recuperados com o plantio de mudas nativas do cerrado.

As ações de execução do Programa Juntos pelo Araguaia no lote 04, tendo como instituição executora o Instituto Espinhaço, englobam: mobilização social, engajamento de produtores rurais, cercamento, monitoramento e manutenção de áreas beneficiadas.

Juntos pelo Araguaia

Lançado em 05 de junho de 2019, o Programa Juntos pelo Araguaia tem como objetivo promover a recuperação de áreas degradadas e o reflorestamento no bioma Cerrado. Visa contribuir para a melhoria da qualidade do rio, reabastecer os mananciais, preservar o meio ambiente e regenerar ecossistemas fragilizados.

Além disso, tem por meta fornecer serviços ambientais, como a captura de carbono, e promover mudança cultural que resulte em práticas sustentáveis de ocupação do território.

O objetivo do programa é promover a recuperação de 10 mil hectares de áreas degradadas da bacia hidrográfica do Rio Araguaia nos estados de Goiás e do Mato Grosso. Diretamente, o público-alvo do JPA engloba a população de 28 municípios dos estados de Goiás (16 localidades) e Mato Grosso (12), na Região Centro-Oeste do Brasil.

Na cooperação público-privada, o Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-GO), e o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-MT), são os curadores técnicos e institucionais do Programa Juntos pelo Araguaia (JPA).

Os investidores são as empresas Anglo American, Hypera Pharma, State Grid e Rumo Logística. A Pilar Gold Inc é agente de sustentabilidade. A execução está a cargo do Instituto Espinhaço e STCP Engenharia de Projetos.

A rede de sinergia engloba a Universidade Federal de Viçosa (UFV), responsável pelos estudos científicos do programa; Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg)/Senar/Ifag/Sindicato Rural.

Em Goiás, as prefeituras municipais de Aragarças, Bom Jardim de Goiás, Baliza, Piranhas, Santa Rita do Araguaia e Mineiros são as apoiadoras locais.

Saiba mais

Maior operadora de logística ferroviária do Brasil anuncia adesão ao Juntos pelo Araguaia