Secult terá programação especial na 17ª Primavera dos Museus

Unidades da Secult oferecem atividades gratuitas durante 17ª Primavera dos Museus. Objetivo é divulgar e valorizar os museus brasileiros, incentivando a visitação e promovendo a importância desses espaços (Fotos: Secult)

Na da 17ª Primavera dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), os museus da Imagem e do Som (MIS) e Pedro Ludovico, e o Arquivo Histórico Estadual, unidades da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), terão programação especial.

As atividades são gratuitas e realizadas do dia 20 a 23 de setembro, com direito a certificados. O tema escolhido para esta edição é “Memórias e Democracia pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”.

O Arquivo Histórico Estadual realiza na quarta-feira (20/09), das 14 às 16h, a mesa redonda: “Memórias, Democracia, Arquivos e Museus: espaços de pesquisa e perspectivas LGBT+”, com Leonardo Tavares Alencar- Bacharel em Museologia e Mestrando em Antropologia, e mediação de Marília Mendonça Mesquita.

Primavera dos Museus

No Museu da Imagem e do Som será ministrada, na quinta-feira (21/09), a oficina Grafismo do Povo Originário Iny, com Sinvaldo – Wahuka. O curso terá como didática a apresentação dos significados de alguns dos grafismos do povo originário, Iny – Karajá, e atividade prática com pintura em guache sobre papel.

Na sexta-feira (22/09), o MIS exibe o filme: Transformação de identidades da noite, de Patrick Mendes. Obra premiada como Melhor Roteiro, na Mostra do Cinema Goiano, no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2023).

Também na sexta-feira terá Mesa Redonda com o cineasta e produtor cultural Patrick Mendes, diretor do curta “Transformação de Identidade da Noite” (2022), e Paulinho Reis, com mediação de Luís Felipe Pinheiro.

A programação no sábado (23/09), será no Museu Pedro Ludovico com a Mesa Redonda “Memória da luta por políticas públicas para a comunidade LGBTQIAPN+”, evento que abre também o calendário 2023 do projeto Café com Pedro, sendo a primeira edição do ano.

O debate é baseado no texto de referência da Primavera dos Museus: “As memórias da comunidade LGBTQIAPN+ como fundamentais para compreender a luta por direitos civis, igualdade e respeito.”

A Primavera dos Museus é uma iniciativa realizada anualmente durante o início da estação da primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil. O objetivo é divulgar e valorizar os museus brasileiros, incentivando a visitação e promovendo a importância desses espaços junto à sociedade.

Esta temporada cultural busca estimular a participação do público nas atividades promovidas pelos museus e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea.

Confira o roteiro

Arquivo Histórico Estadual de Goiás

Quarta-feira- (20/09), das 14h30 às 16h

Mesa Redonda “Memórias, Democracia, Arquivos e Museus: espaços de pesquisa e perspectivas LGBT+”, com Leonardo Tavares Alencar – Bacharel em Museologia e Mestrando em Antropologia, e mediação de Marília Mendonça Mesquita.

Museu da Imagem e do Som

Quinta-feira- (21/09), das 9h às 11h

Oficina Grafismo do povo originário Iny com Sinvaldo – Wahuka

Sexta-feira (22/09), das 9h às 9h30

Exibição de filme “Transformação de identidades da noite”, de Patrick Mendes (Mostra do Cinema Goiano, Melhor Roteiro, Fica 2023)

Mesa Redonda- 9h30 às 10h30

Com o cineasta e produtor cultural Patrick Mendes, diretor do curta Transformação de Identidade da Noite (2022) e Paulinho Reis, mediação de Luís Felipe Pinheiro.

Museu Pedro Ludovico

Sábado (23/09), das 10h às 12h

Mesa redonda “Memória da luta por políticas públicas para a comunidade LGBTQIAPN +”, com Prof. Dr. Rezende Bruno, coordenador do NIAAF/UEG, e Prof. Dr. Rogério Araújo, gerente de Diversidade Sexual da Seds/Goiás.