SIC participa de feira internacional de esmeraldas

Evento deve movimentar R$ 14 milhões em negócios, além de atrair cerca de 45 mil visitantes de 12 estados. A Feira terá a participação de 40 expositores em 30 stands e 18 pontos de comercialização (Fotos: Rodrigo Cabral)

A Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) participa da 8ª edição da Feira Internacional das Esmeraldas em Campos Verdes. Tradição no município, a maior feira de pedras preciosas do Centro-Oeste brasileiro terá início na próxima sexta-feira (22/09) com palestras, exposições e turismo, e seguirá até domingo (24/09).

A Feira é realizada pela prefeitura local e setor produtivo. A SIC estará presente com um stand, por meio do qual oferecerá serviços de apoio ao pequeno minerador, tirar dúvidas, cadastro do minerador; além da palestra ‘Cluster de joias: integração do ambiente de extração, beneficiamento e comercialização das esmeraldas’.

O titular da SIC, Joel Sant’Anna Braga Filho, destaca que a secretaria levará uma programação voltada aos produtores, com palestra sobre o Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM) e oportunidades de crescimento, além de informações sobre o mapeamento para o setor mineral em Goiás 2022-2042.

Esmeraldas

A palestra ‘Cluster de joias: integração do ambiente de extração, beneficiamento e comercialização das esmeraldas’ será ministrada pela coordenadora do PERM, Lívia Parreira, que é engenheira civil graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e especialista em Planejamento Geoambiental pela UniEvangélica.

A organização da 8ª edição da Feira Internacional das Esmeraldas avalia que o evento deve movimentar R$ 14 milhões em negócios neste ano, além de atrair cerca de 45 mil visitantes de doze estados. A Feira terá a participação de 40 expositores em 30 stands e 18 pontos de comercialização na Praça de Alimentação.

Economia
Campos Verdes fica no Vale do Rio São Patrício, com uma área de 443,3 km², entre as bacias hidrográficas do Rio dos Bois e do rio dos Peixes. O município foi um dos principais produtores de esmeraldas até a década de 1990 e hoje o foco é o estímulo à extração da pedra preciosa e também de subprodutos valiosos, como o xisto, que antes era descartado.

Segundo o prefeito Haroldo Naves, a feira ajudou a colocar Goiás novamente no comércio internacional de pedras preciosas, com exportações para Índia, China, comunidade europeia e Estados Unidos.

“O sucesso deste evento tem o brilho das pessoas que se preocupam com a prosperidade e com o desenvolvimento sustentável de Campos Verdes. A Feira das Esmeraldas é a marca do empreendedorismo que movimenta a economia da cidade e do Estado”, enfatiza Naves.