HDS migra sistema MV para ambiente em nuvem
Com o objetivo de aperfeiçoar o fluxo de atendimento, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS) realizou a migração do sistema MV para uma base de dados unificada. A mudança resultou na substituição do prontuário eletrônico e demais módulos de apoio administrativo para o ambiente em nuvem, unificando o prontuário do paciente na rede estadual de saúde.
A inovação tecnológica permite a integração das informações do histórico do paciente, de forma eletrônica, e propicia a exatidão e interoperabilidade nas atualizações do prontuário de cada uma das pessoas atendidas.
O novo método começou a ser utilizado no dia 1º de maio. Para a diretora técnica da instituição, Lívia Evangelista da Rocha Aguilar a expectativa é de que a mudança seja benéfica tanto para o paciente como para o profissional. “O prontuário agora passa a ser único. Com isso, o profissional terá acesso a todas as informações dos atendimentos que o paciente recebeu em outras unidades de saúde”, ressalta.
Nas semanas que antecederam a transição do sistema, o diretor administrativo e financeiro do HDS, Darlan Dias Santana, reuniu-se com supervisores e líderes de áreas e destacou a importância de todos orientarem as equipes e apoiarem a implantação do novo projeto. “É um projeto institucional da Secretária Estadual de Saúde de Goiás e é preciso que todos estejam juntos, focado em uma postura de apoio.”
O analista de suporte da unidade, Roald Miashiro Borges, explica que o armazenamento em nuvem é um recurso que possibilita o acesso a informações de forma remota. Na nuvem, são armazenados grandes volumes de dados de forma preservada.
Desde o início do ano, o HDS tem passado por várias mudanças, sempre com foco em alcançar a excelência nos serviços prestados à população. Para a diretora-geral da unidade, Mônica Ribeiro Costa, o novo sistema representa inovação, uma vez que o prontuário do paciente passa a ser único em todos os hospitais da rede estadual, permitindo compartilhamento de exames e atendimentos realizados em todas as unidades, com potencial melhoria do seguimento do paciente.