Cine Cultura exibe mostra dedicada a Wim Wenders

Mostra "Wim Wenders: Paisagens da Alma" traz obras primas do cineasta alemão, filmadas em diversas partes do mundo (Imagem: Divulgação)

Uma das mostras mais esperadas do ano chega ao Cine Cultura neste fim de semana, com exibição de sexta a domingo (13 a 15/10), e sessões gratuitas. Trata-se da mostra Wim Wenders: Paisagens da Alma, promovida em parceria da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Goethe-Institut São Paulo, com apoio da Wim Wenders Foundation.

O roteiro da programação traz obras primas do cineasta alemão Wim Wenders, um dos grandes nomes da história do cinema, como Asas do Desejo (1987), com seus anjos tão atormentados quanto encantados pela humanidade, e ParisTexas (1984), O Amigo Americano (1977), Alice nas Cidades (1974), No Decurso do Tempo (1976) e O Estado das Coisas (1982).

Wim Wenders é o que se pode chamar de um cineasta global e alinhado com algumas das principais mudanças da segunda metade do século 20, época tomada pelo clima da Guerra Fria. Igualmente fascinado pela amplitude das paisagens e pela geografia do rosto humano, seu cinema é movido por uma melancolia que deixa transparecer uma doçura, esperança e liberdade.

O Cine Cultura é uma unidade da Secult Goiás e funciona no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, inclusive nos fins de semana.

Filmes

– O Amigo Americano / Der Amerikanische Freund  (1977, 126’ min, 14 anos, dir: Wim Wenders)

Jonathan, um ex-restaurador de arte, vive em Hamburgo. Ele sofre de leucemia e sabe que está condenado. Tom Ripley, um negociante de arte, lhe propõe um negócio duvidoso: ele terá de cometer um assassinato em Paris em troca de um enorme pagamento em dinheiro. Dividido entre a angústia de estar com os dias contados e a hesitação em se tornar um assassino, Jonathan cada vez mais se envolve na trama.

2 – Asas do Desejo / Der Himmel über Berlin (1987, 128’ min, Livre, dir: Wim Wenders)

Na Berlim pós-guerra, dois anjos perambulam pela cidade. Invisíveis aos mortais, eles lêem seus pensamentos e tentam confortar a solidão e a depressão das almas que encontram. Entretanto, um dos anjos, ao se apaixonar por uma trapezista, deseja se tornar um humano para experimentar as alegrias de cada dia.

3 – Alice nas Cidades / Alice in den Städten (1974, 112’ min, 16 anos, dir: Wim Wenders)

Depois de conhecer uma misteriosa americana, o jornalista alemão Phillip Winter aceita com relutância a custódia temporária da pequena Alice, assim começando uma longa e duradoura amizade enquanto viajam por várias cidades europeias em busca da avó da criança.

4 – Paris, Texas (1984, 144’ min, 12 anos, dir: Wim Wenders)

Após desaparecer e vagar sem rumo durante quatro anos, um homem é encontrado exausto e sem memória em um deserto ao sul dos EUA. Aos poucos ele se recorda de sua vida, e Hunter, seu filho, volta a se identificar com o pai. Um inesquecível, humano e poético road movie existencial.

5 – No Decurso do Tempo / Im Lauf der Zeit  (1976, 175’ min, 14 anos, dir: Wim Wenders)

Um mecânico de equipamentos de projeção trabalha na Alemanha Ocidental ao longo da fronteira da Alemanha Oriental, visitando teatros. Ao conhecer um jovem deprimido cujo casamento acaba de se desfazer, os dois decidem viajar juntos.

6 – O Estado das Coisas / Der Stand der Dinge  (1982, 121 min, 14 anos, dir: Wim Wenders)

Durante as gravações do filme “The Survivors”, em Portugal, uma equipe de cinema passa por uma série de dificuldades, dentre elas a película e o orçamento que se esgotam antes mesmo de concluírem as filmagens. Além disso, o produtor desaparece, abandonando a todos do set por tempo indeterminado.

Programação de 13 a 15/10:

13/10 – Sexta

– 17h15: O Amigo Americano (1977, 126 min, 14 anos, dir: wim wenders)

– 20h00: Asas do Desejo (1987, 128 min, Livre, dir: Wim Wenders)

14/10 – Sábado

– 17h: Alice nas Cidades (1974, 112 min, 16 anos, dir: wim wenders)

– 19h30: Paris, Texas (1984, 144 min, 12 anos, dir: wim wenders)

15/10 – Domingo

– 16h: No Decurso do Tempo (1976, 175 min, 14 anos, dir: wim wenders)

– 19h45: O Estado das Coisas (1982, 121 min, 14 anos, dir: wim wenders)

Cine Cultura tem programação especial para feriado