Governador entrega casas em Firminópolis e Damolândia

Unidades habitacionais a custo zero foram entregues em Firminópolis e Damolândia, com investimento do Tesouro Estadual de R$ 7,3 milhões (Foto: Hegon Corrêa e Júnior Guimarães)

O governador Ronaldo Caiado entregou na tarde desta quarta-feira (11/10), mais 67 casas do programa Pra ter Onde Morar. A ação aconteceu por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).

Em Firminópolis, na região Oeste do estado, foram 40 unidades habitacionais repassadas a famílias em vulnerabilidade social. Outras 27 foram entregues em Damolândia, no Centro goiano.

As moradias são disponibilizadas para a população a custo zero, sem necessidade de parcela de entrada ou financiamento.

“Está tudo feito no capricho para vocês. É uma residência que foi feita para a pessoa chegar e morar, sentir orgulhosa onde está. É isso que quero construir em Goiás”, destacou o chefe do Executivo goiano ao entregar as novas moradias. Somente nesta quarta-feira, Caiado entregou, no total, 117 unidades habitacionais.

Além de atender Firminópolis e Damolândia, outras 50 casas foram entregues, pela manhã, em Campestre de Goiás.

As moradias têm área construída de cerca de 42 metros quadrados, com sala de estar/jantar, cozinha, circulação, dois quartos, um banheiro, área de serviço coberta, quintal, acesso de pedestre cimentado e recuo frontal gramado.

“O compromisso da minha vida é cuidar das pessoas. Quando o povo está alegre, o governo dá certo”, asseverou Caiado, que explicou que busca parceria com o Governo Federal para ampliar para até 8 mil o número de moradias entregues gratuitamente.

Governador entrega a chave da casa nova para família beneficiada pelo programa Pra ter Onde Morar (Foto: Hegon Corrêa e Júnior Guimarães)

Custo zero

O secretário de Estado da Infraestrutura, Pedro Sales, pontuou que não existe no país iniciativa semelhante à de Goiás, que é entregar residência a custo zero.

“Conferimos à pessoa duas coisas: chave e a escritura. Não tem mais pedaço de casa. É casa pronta mesmo”, afirmou.

A deputada federal Flávia Morais ressaltou a lisura do processo da escolha das famílias beneficiadas pelo programa.

“A forma de entregar as casas foi muito transparente. Ninguém teve que dá voto em troca da casa. Foi feito um sorteio. Não teve manipulação”, ressaltou a parlamentar.

As obras nas duas cidades já foram concluídas e as moradias já estão prontas para morar. Em Firminópolis, o investimento estadual foi de R$ 4,3 milhões, em Damolândia de R$ 3 milhões.

As habitações foram erguidas com recursos do Fundo Protege. Por meio de parceria, as prefeituras municipais viabilizam o terreno e a infraestrutura para as casas.

Emoção

Beneficiada em Firminópolis, Tamires Alves, de 33 anos, revelou emocionada que ganhou um presente antecipado – faz aniversário no dia 19 de outubro – para viver com o filho Heitor, de 3 anos.

“Vai fazer toda diferença e ajudar em tudo em nossas vidas”, garantiu.

Em Damolândia, Vera Lúcia Ferreira, de 54 anos, também comemorou a conquista da casa própria.

“Trabalhei e nunca consegui um lugar para morar. Hoje, estou empolgada porque vou receber minha casa. Derramei tanto suor trabalhando para ver se conseguia uma moradia para meus filhos”, agradeceu a mãe de 12 filhos.

Tamires Alves, com o filho Heitor, de 3 anos, em Firminópolis recebe sua casa do Governo de Goiás (Foto: Hegon Corrêa e Júnior Guimarães)

O esforço do Governo de Goiás para proporcionar moradia a quem mais precisa foi elogiado pelos prefeitos das duas cidades beneficiadas.

“Tenho orgulho de ser seu parceiro, governador. Você traz exemplo para nós com a sua honestidade e capacidade de trabalho”, declarou o prefeito de Firminópolis, José Airton de Oliveira.

Já o prefeito de Damolândia, Rogério Labanca Neto, afirmou que a entrega é um marco histórico.

“Aqui não são só 27 casas. São 27 sonhos concretizados”, agradeceu o gestor.

Critérios

O programa Pra ter Onde Morar do Governo de Goiás é executado por meio da Agehab. Quando estão abertas, as inscrições são feitas exclusivamente pelo site da instituição: agehab.go.gov.br.

As famílias precisam atender a critérios como inscrição no CadÚnico, ter renda de até um salário mínimo e residir há pelo menos 3 anos no município para participar das seleções e sorteios.