Alunos da UEG vencem etapa nacional do Fashion Tech em São Paulo

Estudantes do curso de Design de Moda da Unidade Universitária de Trindade da Universidade Estadual de Goiás (UEG) vencem a etapa nacional da competição Fashion Tech, na edição de São Paulo (Fotos: Divulgação/UEG)

Após vencerem, no mês de junho, a etapa regional na Campus Party de Goiânia, estudantes do curso de Design de Moda da Unidade Universitária de Trindade da Universidade Estadual de Goiás (UEG) venceram também a etapa nacional da competição Fashion Tech, na edição de São Paulo.

O evento ocorreu de 25 e 30 de julho. Na ocasião, os participantes tiveram experiências imersivas de aprendizagem mesclando teoria e prática.

Tempo recorde

Segundo o aluno João Henrique de Oliveira, tudo começou com a edição de Goiânia do festival, onde o grupo apresentou o primeiro protótipo de uma peça que detecta crises de ansiedade e ataques de pânico, por meio de sensores de temperatura e batimentos cardíacos, e ativa um mecanismo para auxiliar a pessoa a se acalmar.

“Tudo foi pensado, esboçado e prototipado em três dias. Felizmente, vencemos a etapa regional e como premiação viajamos a São Paulo para a disputa nacional, onde também fomos vencedores”, diz. João Henrique explica que o evento é majoritariamente de tecnologia, mas engloba diversas áreas.

Alunos da UEG de Trindade vencem etapa nacional do Fashion Tech em São Paulo
Apoio de professores e da coordenação do curso foi fundamental, segundo os próprios alunos, para que esse resultado fosse alcançado (Fotos: Divulgação/UEG)

Premiações

Os estudantes foram premiados com medalhas, um kit de itens para auxiliar nos estudos e um curso à escolha na Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia.

“Cá entre nós, é uma premiação bem cara, pois os cursos giram em torno de R$ 5.000,00”, salienta. “Foi um evento espetacular. A multidisciplinaridade me motiva todos os dias a trabalhar. Amo misturar moda com tudo e a energia caótica desse evento é incrível”, diz João Henrique.

Troféus na Unu de Trindade

“Eu sou extremamente grato à UEG por ter me tornado o profissional que sou hoje. Se não fossem os professores no meu pé, puxando a orelha, me dando oportunidade, eu nem sei o que seria de mim. E nada mais justo que deixar nossos troféus na nossa Unidade, em Trindade, para sempre lembrar que, apesar de qualquer dificuldade, a UEG segue sendo uma universidade incrível e a melhor do estado e uma das melhores do Brasil”, enaltece.

Auxílio de professores e coordenadores

A aluna Victória Constantino de Souza também faz questão de destacar a gratidão à UEG. “É impossível começar a falar sem antes agradecer à UEG por todo o apoio e confiança nesse projeto. Sabemos que as oportunidades para uma universidade estadual são diferentes das demais, porém, mesmo assim, conseguimos conquistar coisas incríveis com o auxílio dos professores e coordenadores”, diz.

As alunas Victória Constantino de Souza e Ana Luiza de Andrade Costa apresentando as peças aos avaliadores e público em geral (Fotos: Divulgação/UEG)

Para ela, o evento foi muito importante para sua futura carreira profissional. “Foi uma ótima oportunidade para networking, aprendizado e crescimento pessoal e profissional. Foram dias incríveis e trazer este prêmio para a UEG certamente aquece o coração e abre ainda mais portas para novas oportunidades, tanto para mim, quanto para a universidade”, diz.

Para viabilizar a participação dos alunos, o apoio da coordenadora do curso de Design de Moda, professora Carla Barros Nascimento, também foi muito importante, como diz a aluna Ana Luiza de Andrade Costa.

“Nos deu total suporte, tanto na etapa regional, quanto na nacional, tornando possível esse momento, que foi de longe uma das melhores experiências que já tive no curso”. E mesmo com a correria para terminar as peças que apresentaram no festival, ela conta que conseguiu conhecer e fazer amizade com várias pessoas.

“Com certeza levarei para a vida toda”. E para além da conquista para o curso de Design de Moda, salienta: “Essa conquista não é só nossa e sim de toda a universidade e espero que esse momento seja uma inspiração para os alunos conquistarem aquilo que almejam”, finaliza.

Os alunos João Henrique de Oliveira e Enzo Sousa Coelho destaque a importância do trabalho executado em equipe para o aprimoramento do resultado final (Fotos: Divulgação/UEG)

Trabalho em equipe

O aluno Enzo Sousa Coelho enaltece a colaboração da empresa Universo 3d e a profissional Laís Kaori, que ajudaram, respectivamente, na impressão e modelagem das peças. “O trabalho em equipe foi essencial para aprimorar nossas peças e torná-las ainda mais impactantes”.

Ele ainda aproveitou a oportunidade para expressar sua gratidão a todos que fizeram parte dessa jornada extraordinária na Campus Party. “Primeiramente, sou imensamente grato à UEG por proporcionar essa oportunidade única e enriquecedora, permitindo que nossas ideias ganhassem vida”, disse.

Além da experiência, o festival proporcionou aos participantes visibilidade sobre o trabalho por eles desenvolvido, a possibilidade de conhecer pessoas que trabalham na área, fazer networking e expandir seus horizontes profissionais e pessoais.

Eles dizem que vão guardar lembranças carinhosas sobre o evento e, certamente, continuar buscando novas oportunidades para contribuir com a sociedade e aprimorar seus projetos e conhecimentos.

Campus Party

A Campus Party é o maior festival no segmento de entretenimento digital, inovação, ciência e empreendedorismo, com mais de 70 edições realizadas em 30 países.

No Brasil, ocorre desde 2008 reunindo grande número de pessoas envolvidas com tecnologia e cultura digital.

Grupo Cignus da UEG participa da World Gymnaestrada, em Amsterdã