Aparecida de Goiânia é premiada por evolução em tratamento de esgoto

Reconhecimento é resultado de investimentos significativos e dos esforços da Saneago para melhorar a infraestrutura de saneamento básico no município

Aparecida de Goiânia acaba de ser premiada por evolução em tratamento de esgoto. A condecoração ocorreu na última quarta-feira (09/08), durante a realização da 7ª Edição do Prêmio “Casos de Sucesso & ESG”, do Instituto Trata Brasil, organização da sociedade civil dedicada ao avanço do saneamento básico e proteção dos recursos hídricos do país.

O município foi reconhecido na categoria “Melhores Evoluções em Tratamento de Esgoto”, que elencou as três cidades que se destacaram positivamente por evoluir no serviço de tratamento de esgoto entre 2012 e 2021. Ao lado de Aparecida de Goiânia, também foram reconhecidas as cidades de Mauá (SP) e Cuiabá (MT).

Prioridade

A presidente do Trata Brasil, Luana Pretto, mencionou que o prêmio visa reconhecer municípios que têm entendido que o saneamento é prioridade: “Com essa lógica, nosso objetivo é que outras cidades se espelhem neste exemplo para que a gente possa mudar a realidade do nosso país, que tanto carece em termos de saneamento básico”.

Leonardo Picciani, secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, parabenizou a iniciativa e destacou a importância de apontar os gargalos, bem como as soluções para o setor. “Jogar luz sobre o tema é o que possibilita que a população e os gestores se mobilizem e as coisas aconteçam”, disse.

A seleção dos premiados levou em consideração a variação nas classificações da última edição do Ranking do Saneamento e os indicadores municipais dos últimos dez anos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis).

O evento, organizado em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (Ceisa-FGV), prestigiou boas práticas de municípios e empresas no âmbito do abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Compromisso com a população

Durante a solenidade, o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, ressaltou que Aparecida de Goiânia é a segunda maior cidade do Estado e, dessa forma, enfrenta grandes desafios. Sobre o prêmio, ele pontuou que “o reconhecimento vem de muito foco, determinação e compromisso com a população”.

O prefeito, Vilmar Mariano, lembrou que: “É um trabalho que traz saúde, qualidade de vida e benefícios para o meio ambiente”.

De acordo com a análise do Instituto Trata Brasil, Aparecida de Goiânia apresentou uma evolução de 51,83 pontos percentuais no Índice de Esgoto Tratado Referido à Água Consumida. Informações do Snis mostram que, no ano de 2012, o volume de esgoto tratado era de 22,29%; já em 2021, o índice saltou para 74,12%.

Vale ressaltar que os dados utilizados para a premiação são baseados no levantamento do Snis referente ao ano de 2021. Dessa forma, vale destacar que os números atualizados da Saneago, referentes a 2023, demonstram que a cidade está ainda melhor.

Investimentos

Os avanços são resultado de investimentos significativos e dos esforços da Saneago para melhorar a infraestrutura de saneamento básico. Só nos últimos quatro anos, o valor aplicado para universalizar o esgotamento sanitário em Aparecida de Goiânia ultrapassou a soma de R$ 500 milhões.

Esses recursos possibilitaram a implantação de mais de 600 quilômetros de redes coletoras de esgoto e milhares de novas ligações nas residências.

Ao analisar os dados gerais da Saneago, é possível identificar também uma evolução expressiva nos índices de atendimento em todo o Estado de Goiás, saindo de 59% para 72% no mesmo período.

Parcerias

Além dos investimentos, outro passo importante para os avanços no município foi a realização de parcerias. A Saneago firmou acordos para a execução dos serviços de esgotamento sanitário, permitindo a continuidade e expansão das obras, e ainda otimizando os recursos e a capacidade operacional para atingir a meta de universalização do atendimento.

Em Aparecida de Goiânia, a previsão é que os 100% sejam alcançados até dezembro de 2024, bem antes do prazo estabelecido pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei nº 14.026/2020).

Goiás

Não apenas o município de Aparecida de Goiânia tem se destacado no cenário nacional, mas também o Estado de Goiás como um todo.

De acordo com estudo do Instituto Trata Brasil  – elaborado a partir de dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis, ano base 2021) – Goiás é destaque como o Estado com o melhor índice de perdas de água na distribuição do Brasil.

No ano de referência, a média nacional de perdas foi de 40,3% – o que significa que, de cada 100 litros de água disponibilizados pelos prestadores de serviços, apenas 59,7 são contabilizados como utilizados pelos consumidores.

Goiás, enquanto isso, marcou apenas 28,5%, sendo o único estado brasileiro com índice abaixo de 30%. Já o dado atualizado de Goiânia é de apenas 16%, o melhor entre as capitais.

Os resultados refletem uma soma de esforços da Saneago, baseados em: investimentos; ampliação e fortalecimento das estruturas de governança; monitoramento rigoroso de cumprimento das metas; e muito trabalho.

A evolução de Aparecida de Goiânia demonstra que, na atual gestão da Saneago, o município deixou o grupo das cidades com os piores índices de saneamento do País para subir ao grupo com o contingente dos melhores.