Crédito Social contribui para sustento de famílias assistidas pela Emater
Milhares de vidas já foram impactadas com o Crédito Social, um programa do Governo de Goiás em parceria com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e com o Gabinete de Políticas Sociais (GPS).
A iniciativa beneficia alunos dos cursos oferecidos pela Agência e oferece a eles um incentivo financeiro para criar ou ampliar seus próprios negócios.
É o caso do Marcos da Silva Borges, um produtor do município de Rialma, em Goiás. Ele concluiu o curso de Olericultura ofertado pela Emater, durante o Agro é Social no Vale do São Patrício, e foi selecionado como beneficário do Crédito Social. Com esse investimento, ele realizou a compra de adubo, sementes e equipamentos de irrigação, o que impulsionou a produção e renda em sua propriedade.
Acompanhamento em todas as etapas
Todo este trabalho, desde a inscrição no curso até a implantação da horta na propriedade do Marcos Borges, foi realizado com acompanhamento e assistência técnica da Emater.
O técnico agropecuário da Agência, Hamilton Rodrigues, fez diversas visitas na chácara e orientou o produtor sobre melhorias na adubagem, combate a pragas na plantação, além de informações sobre alternativas econômicas. Com o auxílio do especialista, Marcos Borges passou a produzir as próprias mudas em vez de comprá-las, reduzindo dessa forma o custo na atividade.
Transformando vidas
Para o presidente da Emater, Rafael Gouveia, esse resultado reflete o que é o verdadeiro objetivo do Crédito Social. “Nós ficamos muito felizes de ver os produtores empreendendo e aplicando o benefício para transformar sua vida e toda sua família. O impacto é dentro e fora de casa porque gera renda e movimenta a economia de todo o munícipio“, afirma.
Rosemary Alves, de Mambaí-GO, também pôde investir em seu negócio com o Crédito Social. Ela fez o curso de Avicultura na 5ª edição do Agro é Social, e agora utiliza o incentivo financeiro e conhecimento adquiridos para impulsionar a criação de aves em sua propriedade.
Com o acompanhamento do técnico da Emater, Marcelo Elói, a produtora busca melhorias na alimentação e criação das galinhas e frangos, para entregar um produto com maior qualidade no mercado.
“Depois da ajuda do Crédito Social e com o que aprendi no curso, pude melhorar bastante a estrutura e aumentar o número de aves para ampliar o lucro, ”, afirma ela.
Rosemary Alves relata que com o dinheiro que recebeu até agora, já pôde cercar a propriedade e pagar pela energia elétrica, essencial para controle da temperatura nos criadouros. “A expectativa é de quase dobrar os ganhos”, afirma a produtora.
Crédito Social
O Crédito Social é um benefício vinculado ao programa Goiás Social que surgiu em 2021 com o objetivo de levar fomento produtivo para produtores que possuem o interesse em empreender no setor agrícola, aumentando sua renda e melhorando sua qualidade de vida e de toda a família.
Para receber os cartões, os produtores participam de cursos promovidos pela Emater. Uma vez capacitados, os alunos recebem uma ajuda financeira para adquirir insumos e colocar em prática o que aprenderam nos cursos. A liberação do Crédito Social depende da comprovação de situação de vulnerabilidade e da demonstração de aptidão e estrutura mínima para a atividade, se necessária.