Saneago doa cem mil mudas à 7ª edição da Virada Ambiental

A Saneago participou do lançamento do plantio de mudas da Virada Ambiental 2025, realizada no Parque Ambiental Macambira-Anicuns, em Goiânia. A ação, que ocorre de forma simultânea em vários municípios, marca o início do plantio de mudas em todo o estado.
Todos os anos, a Saneago doa mais de 60 mil mudas para a Virada Ambiental. Neste ano, a Saneago marca um novo recorde com a doação de 100.800 mudas para a Virada Ambiental.
O projeto, coordenado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), está em sua 7ª edição e conta com o plantio de mudas nativas do Cerrado para promover a melhoria da qualidade ambiental nas bacias hidrográficas.
A Saneago, além de ser parceira, articula e integra ativamente a iniciativa desde o seu início. As principais contribuições da companhia ao projeto são a doação de mudas, a mobilização de pessoas e o trabalho conjunto com as prefeituras para definir os melhores locais de plantio.
Virada Ambiental
O Projeto Virada Ambiental é um evento anual, instituído pela Lei nº 20.552, de 11 de setembro de 2019. As ações de plantio ocorrem próximas ao dia 22 de novembro, data em que se celebra o Dia Estadual da Consciência Ambiental, coincidindo também com o retorno das chuvas.
Em seis edições, o programa já distribuiu mais de dois milhões de mudas nativas do Cerrado. A Virada Ambiental tem propósito muito específico: mobilizar a sociedade para o plantio de espécies nativas e capacitar servidores públicos e a população sobre a importância da preservação dos nossos biomas.
É importante lembrar que o foco da Virada Ambiental é a recuperação do Cerrado, reconhecido como o berço das águas do Brasil.
Parcerias

A Saneago apoia o projeto desde 2019, fortalecendo a iniciativa que hoje já alcança:
- Cinco países – Brasil, Argentina, Chile, Portugal e Espanha;
- 17 estados brasileiros;
- Em Goiás, são 220 municípios participantes.
Emiliano Godoi, idealizador da Virada Ambiental e Professor da UFG, explicou que a Virada Ambiental é um projeto de extensão da Universidade e que já foram plantadas mais de 4 milhões de árvores desde a primeira edição em 2019, graças às parcerias estabelecidas.
“Sem parcerias como a Saneago, não poderíamos desenvolver esse trabalho. A Companhia é nossa principal parceira para a viabilidade da Virada Ambiental pois, além da doação das mudas, nos auxilia na escolha dos locais de plantio e nas ações de educação ambiental”, afirmou Emiliano.
Segurança hídrica
Segundo a superintendente do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Saneago, Camila Roncato, toda e qualquer iniciativa que visa a recuperação do Cerrado é bem-vinda.
“A população precisa de segurança hídrica nos nossos mananciais. Hoje temos 70 bacias com ações já executadas e estamos estabelecendo mais parcerias para expandir esse trabalho. Nossas ações de recuperação de bacias na Saneago fazem parte do nosso cotidiano. Recuperar o cerrado e investir na biodiversidade resulta em água em quantidade e qualidade nos nossos rios”, completou Roncato.
Saiba mais
Saneago investe R$ 82 milhões em reservatórios e equipamentos
Saneago lança Programa Agroflorestal para fortalecer segurança hídrica e alimentar



