E-books aproximam estudantes da ciência

Além dos e-books também foram produzidos folders explicativos, com linguagem acessível e visual atrativo. Materiais voltados aos alunos dos ensinos fundamental I e II e médio, têm como objetivo tornar o conhecimento científico mais compreensível e atraente para o público jovem (Foto: Fapeg)

Dois e-books inéditos, financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), prometem transformar a maneira como estudantes da educação básica se relacionam com a ciência.

Voltados para alunos do ensino fundamental I e II e ensino médio, os materiais têm como objetivo tornar o conhecimento científico mais acessível, compreensível e atraente para o público jovem.

O material passa a ser uma importante ferramenta para auxiliar professores da educação básica na aplicação do método científico em sala de aula. Mais do que uma simples homenagem, os livros digitais se tornam meios essenciais para professores da educação básica que desejam aplicar o método científico em sala de aula e estimular o pensamento crítico entre os alunos.

Os e-books fazem parte das ações do plano de comunicação científica do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração – Fapeg/CNPq (Peld EBMN) para aproximar a população ao campo da ciência.

Para o presidente da Fapeg, Marcos Arriel, a iniciativa representa um investimento na base da ciência brasileira.

E-books aproximam estudantes da ciência
Professor e pesquisador da UFG, Rogério Bastos, durante palestra sobre importância da preservação de sapos e rãs, ministrada a estudantes de Silvânia. “Ensinar aos estudantes o que é ciência, é uma forma de democratizar o conhecimento, combater a desinformação e fortalecer o elo entre ciência e sociedade” (Foto: Fapeg)

“Ensinar aos estudantes o que é ciência, como ela é feita, sua importância e os conceitos que a fundamentam é uma forma de torná-la popular, democratizar o conhecimento, combater a desinformação e fortalecer o elo entre ciência e sociedade. É assim que despertamos o interesse das crianças e adolescentes pela ciência”, afirma.

Os e-books Descobrindo o Desconhecido: Como a Ciência nos Ajuda a Entender a Realidade e O Coaxo dos Sapos foram elaborados pelo pesquisador bolsista de pós-doutoramento José Vinícius Bernardy Cardoso, sob a coordenação do professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Rogério Pereira Bastos.

Também foram produzidos dois folders explicativos, com linguagem acessível e visual atrativo. Além das pesquisas, José Vinícius e seu orientador entenderam que seria importante que esse conhecimento científico gerado no projeto de pesquisa fosse traduzido na forma de e-books para uma maior divulgação dos resultados com o propósito de tornar a ciência mais acessível e crítica.

E-books aproximam estudantes da ciência - Cientista pesquisando coaxo de sapos em campo à noite
Os dois e-books foram elaborados pelo bolsista de pós-doutoramento José Vinícius Bernardy Cardoso. Obra sobre sapos busca aproximar estudantes da biodiversidade e destacar a importância da conservação desses animais, considerados o grupo de vertebrados mais ameaçado do planeta (Foto: Fapeg)

Combate à desinformação e valorização da ciência

O professor Rogério Bastos, coordenador do projeto, destaca o papel dos e-books na valorização do trabalho científico.

“Vivemos tempos difíceis para a ciência, marcados por ataques à credibilidade de cientistas e ao conhecimento produzido, como vimos com as campanhas antivacina. Esses livros são uma resposta a isso. Ajudam a construir uma Educação Científica sólida, capaz de formar cidadãos com visão crítica, essenciais para enfrentar a desinformação”, explica.

Os e-books foram desenvolvidos com recursos da chamada pública nº 09/2022, do Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. O objetivo era apoiar pesquisadores recém-doutorados em projetos capazes de impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Além da bolsa de pós-doutorado, foram destinados R$ 34 mil para a pesquisa e produção dos materiais, além de R$ 11 mil, via Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (Peld), para impressão dos books.

E-books

Descobrindo o Desconhecido: Como a Ciência nos Ajuda a Entender a Realidade

Neste e-book, o leitor é guiado pelos bastidores do fazer científico. De forma didática, são explicados temas como o método científico, formulação de hipóteses, planejamento experimental, análise de resultados e comunicação científica. Tudo com exemplos práticos voltados ao cotidiano escolar. A distribuição dos livros físicos será feita gratuitamente a professores da educação básica dos municípios de Silvânia, Montividiu e Rio Verde, após a realização de um curso de formação no segundo semestre.

Acesse o e-book aqui gratuitamente

O Coaxo dos Sapos

Este segundo ebook mergulha no fascinante universo dos anfíbios anuros — sapos, rãs e pererecas — e desvenda os mistérios por trás de seus coaxos. Por que e como eles coaxam? Quando e onde? Quais são os tipos de vocalização? A obra busca aproximar os estudantes da biodiversidade e destacar a importância da conservação desses animais, considerados o grupo de vertebrados mais ameaçado do planeta. A distribuição será feita aos professores de Silvânia, também após curso de capacitação.

Acesse o e-book aqui gratuitamente

Saiba mais

Centro de Pesquisa é criado por parceria entre Emater, UFG e Fapeg

Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional da Fapeg seleciona 43 bolsistas