Emater reúne produtores em Feira da Agricultura Familiar

Durante a 22ª edição da Tecnoshow Comigo, em Rio Verde, a Feira da Agricultura Familiar se destaca como uma das principais atrações do estande da Emater Goiás. A iniciativa tem como objetivo valorizar o trabalho dos produtores rurais do município, assistidos pela Emater, promovendo geração de renda e dando visibilidade para a produção local.
Ao todo, 10 famílias de agricultores familiares de Rio Verde foram selecionados para participar da feira, onde comercializam seus produtos diretamente ao público. Entre os itens ofertados estão pães, doces, queijos, panificados, frutas, artesanato em crochê, bordados, artigos decorativos e uma variedade de alimentos produzidos de forma artesanal e com identidade local.
“O desafio da Emater foi selecionar produtores com o perfil do tema central da Tecnoshow neste ano, que foi Gerações do Agro. Aqui temos filhos de produtores que estão dando continuidade aos negócios no campo, que é a sucessão familiar, uma pauta que a gente tem trabalhado para manter o campo sempre forte e produtivo”, revela o diretor de assistência técnica e extensão rural da Emater Goiás, Kin Gomides.
Cristiane, produtora de mandioca de Rio Verde, enfatiza a importância da visibilidade proporcionada pela participação na Feira da Agricultura Familiar, possibilitada pela Emater. A presença no evento permitiu que seu produto, especialmente os novos chips de mandioca, ganhasse destaque e alcançasse novos públicos, fortalecendo a marca e abrindo perspectivas para o aumento das vendas.
“A Emater foi fundamental no crescimento do nosso negócio. Com a assistência técnica e os projetos, conseguimos investir em maquinários, ampliar a produção e hoje temos mais visibilidade. Estar na feira mostrando nossos produtos é uma grande conquista pra nós”, destaca Cristiane.
Entre os itens ofertados estão doces, queijos, panificados, artesanato em crochê e uma variedade de alimentos produzidos de forma artesanal e com identidade local
Pedro, produtor do assentamento Ponte de Pedra, em Rio Verde, destaca o impacto direto da assistência técnica da Emater em sua produção de melancia, realizada em parceria com a Copaf. Segundo ele, o apoio técnico é fundamental para dar segurança e orientação ao pequeno produtor, especialmente em culturas novas, como é o caso da melancia em sua propriedade.
“A Emater foi essencial para gente não ficar perdido na produção. Vieram junto, orientando do plantio à colheita. Com essa parceria, conseguimos chegar na feira com a melancia no pote e já vendendo bem. É um apoio que muda tudo”, relata o produtor.
Pedro destaca ainda que a Emater tem sido essencial para garantir a qualidade do fruto e permitir inovações na comercialização, como a venda da melancia cortada em potes, que está sendo comercializada na feira.

Empreendedorismo no campo e inclusão produtiva
Além de estimular o empreendedorismo no campo, a feira oferece aos produtores a oportunidade de aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos nos cursos de capacitação promovidos pela Emater.
A ação reforça o compromisso do Governo de Goiás com o fortalecimento da agricultura familiar e a inclusão produtiva das famílias rurais.
A Feira da Agricultura Familiar no estande da Emater Goiás na Tecnoshow é uma oportunidade para os visitantes conhecerem e adquirirem produtos genuinamente goianos, ao mesmo tempo em que apoiam diretamente os produtores da região e também serve como vitrine para mostrar o potencial econômico do setor.
Segundo dados do IBGE, Goiás possui mais de 95 mil estabelecimentos agropecuários geridos por agricultores familiares, o que representa aproximadamente 63% do total no estado. Ainda conforme o Censo Agropecuário de 2017, a categoria é responsável por cerca de 10,5% do valor de toda a produção agropecuária goiana.
Saiba mais
Emater entrega R$ 2,6 milhões pelo Crédito Social em Quirinópolis
Produtora assistida pela Emater assina contrato de Crédito Rural com Banco do Brasil
Emater Goiás leva programação inédita para Tecnoshow 2025