Forças de segurança de Goiás têm novos 120 agentes de inteligência

Ao todo, participaram da formatura 120 agentes de inteligência que integraram as três primeiras edições do curso. Entre eles, profissionais das polícias Militar, Civil, Penal, Técnico-Científica e Corpo de Bombeiros Militar. Os formandos receberam o diploma de conclusão da especialização e a moeda com o número de analista

Foi realizada, na quarta-feira (16), a solenidade de formatura do Curso de Inteligência em Análise Sistêmica de Organizações Criminosas (C.I.A.S.O.C.). A capacitação foi promovida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Goiás (SSPGO), por meio da Superintendência de Inteligência Integrada. O evento ocorreu no auditório do Sesc Cidadania, no Jardim América, em Goiânia.

Ao todo, participaram da formatura 120 agentes de inteligência que integraram as três primeiras edições do curso. Entre eles, profissionais das polícias Militar (PMGO), Civil (PCGO), Penal, Técnico-Científica (SPTC) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO). Os formandos receberam o diploma de conclusão da especialização e a moeda com o número de analista.

Com 80 horas de carga horária, o curso conta com disciplinas de Análise Criminal, Análise Sistêmica de Organizações Criminosas, Noções em Produção de Conhecimento, Inteligência em Fontes Abertas, dentre outras. A capacitação ocorre em parte de forma presencial, também com atividades desenvolvidas de forma remota. Ao todo, 236 profissionais já concluíram o curso. Os demais agentes irão se formar após o encerramento da 4ª edição do C.I.A.S.O.C., que está em andamento na região do entorno do Distrito Federal.

Segundo o chefe da SSPGO, Rodney Miranda, o principal objetivo é promover a capacitação de servidores para a operacionalização do Sistema de Monitoramento e Análise de Integrantes de Organizações Criminosas (SISORCRIM), lançado em agosto do ano de 2020. A ferramenta de inteligência, pioneira no Brasil, facilita e integra ainda mais o trabalho das forças policiais.  “Não adianta nada a gente fazer sistemas complexos, trazer informações, se elas não puderem ser reconduzidas para que o nosso policial da ponta, que está diariamente enfrentando a criminalidade, faça um bom uso dela”, pontuou.

Durante a solenidade, foram entregues ainda equipamentos doados pelo Banco do Brasil às 10 agências que mais se destacaram na utilização do SISORCRIM. Foi também assinado um Termo de Cooperação com a Prefeitura de Goiânia para o compartilhamento de base de dados e ferramentas tecnológicas para a área de inteligência da SSP-GO. “Vamos receber informações que serão fundamentais para que a gente possa, cada vez mais, controlar a criminalidade aqui na nossa capital”, ressaltou.

O titular da pasta relembrou a importância das parcerias para a efetiva devolução da paz aos cidadãos goianos. “Com essa aproximação cada vez maior do Governo do Estado com o Governo Municipal, estamos melhorando cada dia mais a qualidade de vida da população. Da mesma forma, temos feito outras parcerias com outros órgãos, inclusive federais, para levar também essa segurança para todos os demais municípios do estado de Goiás”, completou.