Goiás lança projeto de recuperação de leitura e escrita para alunos do 6º ano

Estudantes da rede estadual com dificuldades de leitura e escrita no 6º ano do Ensino Fundamental vão realizar atividades de recuperação em Língua Portuguesa

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), realiza o Projeto de Recuperação de Aprendizagem (PRA Goiás) para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual de ensino. O projeto é para corrigir defasagens de aprendizagem, especialmente no contexto pós-pandemia, e tem como público-alvo os estudantes do 6º ano com dificuldade de leitura e escrita.

“O estudante de 6º ano de 2022 ficou os dois últimos anos sem aula [presencial]. Era para o aluno estar consolidando o processo de leitura e escrita no 4º e 5º anos, mas não teve essa oportunidade. Ele esqueceu muita coisa nesses dois anos em que ficou parado. Então o PRA Goiás é para esse grupo de estudantes que não tiveram a leitura e escrita consolidadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, explicou a gerente de Produção de Material para o Ensino Fundamental da Seduc, Alessandra Oliveira.

Segundo a gerente, o projeto vai focar em Língua Portuguesa neste semestre e em Matemática no segundo semestre. No período de 16 a 27 de maio, os professores vão aplicar atividades de consolidação de leitura e escrita com os alunos selecionados, utilizando um material didático complementar desenvolvido pela Secretaria da Educação.

O material é dividido em 10 unidades, sendo que 5 serão trabalhadas nessas duas semanas e as outras 5 serão desenvolvidas semanalmente, até o final do semestre. Todo o conteúdo é contextualizado para a linguagem adolescente, a fim de atrair os estudantes. 

Recomposição de Aprendizagem do 6º ao 9º ano

Paralelo ao PRA Goiás, todos os estudantes de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental vão passar por um período de recomposição de aprendizagem até 27 de maio. O Plano de Ampliação e Recomposição da Aprendizagem (PARA) busca reforçar habilidades críticas de todos os componentes curriculares, com todos os alunos, em quatro períodos por ano. Neste mês, as escolas estaduais vão realizar o segundo período de 2022.

Como explicou Alessandra Oliveira, enquanto a recomposição de aprendizagem é voltada para o reforço de habilidades já adquiridas, a recuperação tem o objetivo de desenvolver conhecimentos que ainda não foram adquiridos. “A recomposição é para todos, porque todos têm algum conhecimento que deixou para trás. A recuperação do 6º ano é para esse grupo de alunos que ainda está no nível dos anos iniciais do Ensino Fundamental”, afirmou a gerente da Seduc.