Projeto do GoiásTec transforma conteúdo pedagógico em arte

Estudantes da rede pública estadual mostraram que é possível transformar o celular em ferramenta de transformação social e expressão artística. No segundo semestre de 2024, com o projeto Fotografia, alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e das três séries do ensino médio atendidos pelo GoiásTec se dedicaram à criação de obras com o tema Antirracismo.
A proposta mostrou que, com criatividade e um olhar atento à realidade, é possível transformar um simples smartphone em uma poderosa ferramenta de expressão social.
Os estudantes produziram fotografias acompanhadas de textos explicativos ou poéticos e ainda curtas-metragens acessíveis por QR Codes, inseridos na seção especial do capítulo Cine GoiásTec.
O GoiásTec é um programa do governo de Goiás implementado na rede pública estadual por meio da Secretaria da Educação (Seduc/GO).
Todo esforço valeu à pena
A estudante Victória Gomes Silva, do Colégio Estadual Geralda Luzia Vecci, em Leopoldo de Bulhões, compartilhou como foi emocionante dar vida ao seu vídeo.
“Eu me senti muito feliz. Demorei a desenvolver o trabalho, mas vi que todo o esforço valeu à pena. Me coloquei no lugar da personagem e consegui passar bem a mensagem sobre o tema proposto que é antirracismo”, afirmou Victória.
O projeto foi pensado como um trabalho interdisciplinar, conduzido principalmente pelo componente de Arte, mas com o apoio da equipe pedagógica e das videoaulas integradas do GoiásTec. A ideia era simples, mas poderosa: provocar reflexão e transformar o conteúdo pedagógico em arte com identidade.
Apenas um clique na tela do celular
O professor Lindomar Júnior, supervisor de operação do GoiásTec e um dos idealizadores do projeto, destaca que o envolvimento dos alunos foi acima do esperado.
“Conseguimos conectar os nossos estudantes por meio das produções artísticas com o celular e o tema antirracismo. Cada estudante se dedicou a expressar, por meio da imagem e do audiovisual, suas próprias vivências. Esperamos que esse projeto gere orgulho pela identidade de cada um”, afirma.
Lindomar também, explicou a estrutura da proposta.
“Toda a ideia foi desenvolvida para que a Fotografia fosse trabalhada com o 8º e 9º ano do fundamental, e o audiovisual, com o ensino médio. Ver o nível de envolvimento dos meninos foi maravilhoso. Eles buscaram conhecimento, e a entrega do material foi incrível. Isso mostra que a escola é um berço de talento. Com apenas um clique na tela do celular, eles conseguiram criar materiais magníficos”, ressaltou com entusiasmo o professor.