Goiás lança sistema de recuperação de aprendizagem para alunos do ensino fundamental

Os próximos períodos de recomposição serão em maio e setembro deste ano. O Ser Goiás será uma das ferramentas utilizadas pelos professores e alunos para a apresentação dos conteúdos

Como parte do Plano Pedagógico de Ampliação e Recomposição da Aprendizagem na rede pública estadual de ensino, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lança um Sistema Educacional de Recuperação da Aprendizagem – o Ser Goiás – para professores e estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.  

Disponibilizado na plataforma do Portal NetEscola, o novo sistema reúne videoaulas dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, Língua Inglesa, História e Geografia, além de exercícios do tipo Quiz para a verificação da aprendizagem dos estudantes.  

A intenção é que esses materiais contribuam para mitigar as lacunas de aprendizagem e de não-aprendizagem ocasionadas pela pandemia de Covid-19.  Mais de 250 mil estudantes serão impactados.

Videoaulas podem ser usadas na sala de aula

De acordo com a gerente de Produção de Material para o Ensino Fundamental da Seduc, Alessandra Almeida, as aulas e demais materiais que compõem o Ser Goiás contemplam as habilidades previstas no Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC-GO Ampliado). 

“Esse material pode ser utilizado no dia a dia da sala de aula, uma vez que ele atende o corte temporal e é elaborado a partir do nosso currículo. Ele pode ser utilizado em atividades para casa, atividades no contraturno escolar ou durante os períodos de recomposição da aprendizagem que acontecerão durante o ano letivo de 2022”, explica Alessandra. 

Cada videoaula tem a duração de 15 minutos. Os materiais foram disponibilizados para educadores e alunos da rede pública estadual de Educação no início de março.

https://youtu.be/g7m-xwMDVgA

Feedback instantâneo

Uma das novidades do Ser Goiás é a geração de um feedback instantâneo para os alunos, disponibilizado em forma de um relatório de percentual de acertos. 
Na prática, funciona assim: o estudante assiste a videoaula na aba do Ser Goiás no período solicitado pelo professor e, ao fim da aula, deve responder um Quiz com perguntas sobre o conteúdo apresentado. 

O aluno responde o Quiz e, ao fim do questionário, recebe um feedback com a sua porcentagem de erros e de acertos. “Esse quiz já mostra para o aluno, de imediato, qual foi o seu desempenho. Ele termina de responder o quiz e já recebe um relatório de desempenho, onde ele consegue ver sua porcentagem de acertos. A partir daí, ele pode optar por tentar novamente ou seguir para a próxima aula”, detalha a gerente de Produção de Material da Seduc. 

A ideia é que esse feedback, no entanto, não fique restrito aos estudantes. A previsão é que, posteriormente, os quizzes possam ser utilizados como uma das ferramentas de verificação da aprendizagem dos estudantes da rede estadual de ensino, gerando relatórios periódicos de acesso e de desempenho por Coordenação Regional de Educação (CRE). 

Estudantes do Ensino Fundamental na rede estadual de Goiás

Formação para professores e estudantes

Para que os professores e estudantes se apropriem dos conteúdos do Ser Goiás, a Seduc vai organizar uma série de formações com assessores pedagógicos, alunos do 9º ano e professores do Ensino Fundamental Anos Finais.

As primeiras formações serão realizadas entre 8 e 15 de março, com alunos e professores de 142 escolas estaduais dos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Anápolis e Águas Lindas. Também vão participar dos encontros os assessores pedagógicos das CREs que supervisionam esses municípios.

Período de Recomposição da Aprendizagem

Como parte do Plano Pedagógico de Ampliação e Recomposição da Aprendizagem do Ensino Fundamental, a rede estadual de Educação realizou, em fevereiro de 2022, o primeiro período de recomposição da aprendizagem do ano letivo. Nele, os professores desenvolveram atividades para atenuar a não-aprendizagem ocasionada pela pandemia.

Os próximos períodos de recomposição serão em maio e setembro deste ano. O Ser Goiás será uma das ferramentas utilizadas pelos professores e alunos para a apresentação dos conteúdos. Ao final de cada período, os estudantes farão uma avaliação de saída, o que auxiliará no diagnóstico das habilidades que precisam ser retomadas no próximo período de recomposição.