Goiás registra o maior avanço em esgotamento sanitário do país

Por dia, 571 novas pessoas são beneficiadas com esgotamento sanitário em Goiás. Serviço traz mais qualidade de vida e saúde à população, além de contribuir com a preservação ambiental (Foto: Canal da Saneago no YouTube)

O estado de Goiás apresentou a maior evolução vista no país em esgotamento sanitário. É o que revela o estudo “Avanços do Novo Marco Legal do Saneamento Básico no Brasil – 2024 (Snis 2022)”, divulgado nesta semana pelo Instituto Trata Brasil.

O salto foi de mais um milhão de novos beneficiados em cinco anos. No final de 2018, 59,83% da população goiana contava com o serviço de esgotamento sanitário e, atualmente, já são 73,42%. Por dia, 571 novas pessoas são beneficiadas com este serviço que traz mais qualidade de vida e saúde, além de contribuir com a preservação ambiental.

Devido a esse notável avanço, a Saneago está classificada pelo Instituto Trata Brasil como uma das melhores Companhias do país pelo empenho na universalização. Seguindo este ritmo de crescimento, o Estudo aponta que o Estado de Goiás alcançará a universalização do atendimento com o esgoto antes do prazo legal.

Nos últimos cinco anos, o Governo de Goiás, através da Saneago, investiu mais de R$ 3,02 bilhões no saneamento no estado. O compromisso é pela universalização do atendimento para todos, sem distinção, dos menores municípios aos grandes centros urbanos.

Nos municípios atendidos pela Saneago, o atendimento com água tratada já é praticamente universalizado, alcançando 98,06% da população – conquista alcançada muito antes do prazo legal, que é até 2033.

Cada centavo investido reflete no aumento da população atendida, em saúde pública, na qualidade dos serviços e na regularidade do abastecimento. É reflexo de uma gestão eficiente, do fortalecimento da governança e da capacidade econômico-financeira.

Outros prêmios

O Governo de  Goiás e a Saneago contam com diversos reconhecimentos nacionais no âmbito do saneamento básico. O trabalho da Saneago em Goiânia conquistou o prêmio Casos de Sucesso em Saneamento Básico 2024, concedido pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. A capital foi vencedora na categoria “Atingimento das Metas de Perdas de Água”.

De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis), Goiânia é a capital brasileira com o menor índice de perdas de água na distribuição. E já atingiu indicadores melhores que grandes exemplos mundiais do setor, com perdas de água na distribuição na casa dos 12,5%, enquanto a média nacional no quesito é de 37,8%.

Este é um trabalho sólido que ocorre nos 223 municípios atendidos pela Saneago. Pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico, as companhias têm até 2033 para alcançar 25% de perdas na distribuição. Com uma década de antecedência, no Balanço 2023, a Saneago já alcançou este índice.

No ano passado, a Companhia também foi destaque na premiação anual do Instituto Trata Brasil, recebendo o Prêmio Casos de Sucesso & ESG, na categoria “Melhores Evoluções em Tratamento de Esgoto”, pela evolução no serviço de esgotamento sanitário em Aparecida de Goiânia.

A Saneago fechou 2023 com chave de ouro ao receber o Prêmio Lúcio Costa, um dos mais importantes concedidos pela Câmara dos Deputados. A premiação, realizada em Brasília, foi entregue a seis entidades ou personalidades que promoveram avanços nacionais nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação.

Os estudos e as premiações demonstram o compromisso em avançar rumo à universalização dos serviços de água tratada e esgotamento sanitário, garantindo água em quantidade e qualidade para toda a população goiana.

Caiado estende prazos de contratos da Saneago

Saneago inaugura reservatório com capacidade de 1 milhão de litros de água em Jataí

Encontro de gestores da Saneago destaca estratégias de universalização do saneamento

Saneago recebe Prêmio Lúcio Costa, concedido pela Câmara dos Deputados