Investimentos da Saneago em 2023 superam meio bilhão

Relatório de demonstrações financeiras divulgado nesta quinta-feira (09/11) destaca expansão dos sistemas da Companhia: índice de atendimento com água tratada atingiu 97,90% da população goiana (Foto: Saneago)

Os resultados positivos do mais recente relatório de demonstrações financeiras atestam que a Saneago segue comprovando sua solidez. O documento – divulgado no final da tarde desta quinta-feira (09/11) – apresenta o desempenho no recorte do terceiro trimestre de 2023, dos meses de julho a setembro, bem como o resultado acumulado nos nove primeiros meses do ano.

O investimento acumulado da Saneago e parcerias foi de mais de R$ 581 milhões. Esse montante reflete na melhoria da infraestrutura existente e na ampliação da população atendida com os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, assim como na qualidade da prestação dos serviços.

Expansão

A expansão dos sistemas da Saneago foi destaque no relatório. O índice de atendimento com água tratada atingiu 97,90% – ultrapassando a marca de 6 milhões de pessoas beneficiadas com o serviço. O de atendimento de esgoto já chega a 72,57% da população. Ambos os índices estão bem acima da média nacional, que é respectivamente 84,2% e 55,8%.

Os dados demonstram a crescente nas ligações de água e de esgoto são reflexo das obras que foram executadas em todo o estado – dos menores municípios e regiões mais afastadas aos grandes centros urbanos. Por esses motivos, inclusive, a Saneago está classificada entre as melhores empresas de saneamento do País pelo empenho na universalização.

Investimentos da Saneago nos nove primeiros meses de 2023 superam meio bilhão
Menos água perdida na distribuição resulta em mais água nas torneiras dos goianos. Ações de combate às perdas contribuem para o abastecimento neste período de estiagem severa e calor intenso (Foto: Secom-GO)

Perdas na distribuição

Uma categoria que comprova eficiência operacional é o índice de perdas de água na distribuição, em que a Saneago registrou apenas 25,41%. É a única companhia estadual com índice inferior a 30%, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis), que aponta que a média nacional é de 40%. O acumulado da Saneago nestes nove primeiros meses do ano apresentou uma redução de 4,80%, frente ao mesmo período do ano anterior.

Os números apurados pelo relatório são comparáveis a grandes referências europeias e asiáticas. Menos água perdida na distribuição resulta em mais água nas torneiras dos goianos. As ações de combate às perdas contribuem para o abastecimento neste período de estiagem, que vem registrando temperaturas recordes e fortes ondas de calor.

Isso demonstra ainda que, seguindo a tendência atual de mercado, que prevê melhores condutas sustentáveis no ambiente corporativo, a Saneago tem buscado, constantemente, a implementação de práticas Environmental, Social and Governance – em português, Ambiental, Social e Governança (ESG).

Desempenho financeiro

Em relação ao desempenho financeiro, o resultado apurado no terceiro trimestre foi de R$ 173,74 milhões de lucro, enquanto o acumulado de janeiro a setembro alcançou R$ 406,31 milhões – um crescimento de 41% quando comparado com o valor acumulado no mesmo período do ano anterior. O montante até o terceiro trimestre de 2023 já superou todo o ano de 2022, quando a Saneago registrou lucro líquido histórico.

Com isso, a Companhia garantirá a contratação de ainda mais obras para a franca expansão dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, além de melhorias na infraestrutura já existente, aplicação em programas de melhoria operacional, aquisição de equipamentos e maquinários, entre outros.

Os resultados positivos registrados a cada nova demonstração financeira reafirmam a plena condição da Saneago de cumprir as metas de universalização fixadas pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei 14.026/2020).

Tudo isso demonstra uma nova realidade para o saneamento em Goiás, com números bastante expressivos para todas as áreas da Companhia e um crescimento muito forte. Reflexo da reestruturação pela qual a Saneago vem passando desde 2019, com o fortalecimento da governança, gestão e capacidade econômico-financeira.

Acompanhe

O relatório de demonstrações financeiras está disponível no site de Relações com Investidores da Saneago. Na página, também é possível se cadastrar no mailing para receber informações financeiras a respeito da Companhia, sempre que houver atualização.

Saneago recebe Prêmio Lúcio Costa, concedido pela Câmara dos Deputados