Jardim terapêutico reforça laços entre mãe e recém-nascido

Contato afetuoso em ambiente tranquilo promove benefícios importantes para mãe e bebê (Foto: SES)

Em meio à rotina intensa da assistência neonatal, um gesto simples tornou-se um momento de conexão no Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL). Uma mãe e seu recém-nascido, internado na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN), participaram de uma vivência especial no Jardim Terapêutico da maternidade, um espaço dedicado ao acolhimento, afeto e cuidado humanizado.

Com autorização e acompanhamento da equipe multiprofissional, o bebê foi levado até o ambiente externo para desfrutar de um momento de bem-estar junto à mãe. A ação foi conduzida pela fisioterapeuta Nathalia Karinny Maranhão de Souza Coelho.

Jardim terapêutico

O Jardim Terapêutico, preparado para oferecer tranquilidade e estimulação sensorial suave, proporciona relaxamento, reduz o estresse e favorece o vínculo afetivo.

“No local, a mãe pôde acolher o bebê no colo, vivenciar o contato pele a pele e aproveitar um cenário seguro, iluminado e acolhedor, uma pausa emocionalmente significativa em relação à rotina hospitalar”, explicou Nathalia.

Segundo a fisioterapeuta, o contato afetuoso em um ambiente tranquilo promove benefícios importantes para o bebê e para a mãe.

“Esses momentos ajudam na regulação emocional do recém-nascido e fortalecem o vínculo, que é fundamental para o desenvolvimento global da criança”, afirmou.