Jogo Botânico incentiva alunos a estudarem as plantas

Alunos de escola rural de Santa Rita, povoado do município de Itaberaí, têm a oportunidade de aprender tópico da Biologia jogando

Briófitas, pteridófitas, gimnospermas: como entender essas classificações de plantas apresentadas no Ensino Médio? O professor de Biologia Luiz Primandade, da Escola Estadual Santa Rita, que fica no povoado de mesmo nome, no município de Itaberaí, desenvolveu uma didática embasada em um jogo.

A atividade é incentivada pela Secretaria da Educação de Goiás (Seduc/GO), por meio do Programa GoiásTec, e tem gerado bons frutos entre os jovens da unidade escolar. De tema de dissertação de mestrado no IF Goiano (Campus/Urutaí) à realidade, o ‘Jogo Botânico’ conquistou espaço no ambiente escolar das turmas contempladas com o programa na escola rural.

Segundo o professor de Biologia, idealizador do jogo, a ideia surgiu, justamente, da experiência a partir do GoiásTec, visitando escolas do campo e, também, da necessidade de desenvolver um produto educacional feito a partir do mestrado em Ensino para Educação Básica.

Assim, o professor Luiz Primandade apresentou a ideia à professora Luzia Xavier, então mediadora da turma de 2ª série do GoiásTec da Escola Santa Rita, que a abraçou, e com o apoio da Seduc/GO, a ideia da dissertação começou a se tornar uma diversão concreta.

“Iniciou-se timidamente com materiais recicláveis, confeccionados pelos próprios estudantes e foi tomando forma o jogo. No ano de 2022, a turma, já na 3ª série, deu sequência ao projeto, em parceria com a 2ª série, que colaborou, neste momento, com testes, pesquisas e questionários”, conta o professor

Jogo Botânico em prática

Depois de dois anos de estudo da parte teórica, pesquisas, testes e ajustes, a fase final foi realizada pelos alunos com a elaboração gráfica de tabuleiro, cards e peões e a criação de personagens. De acordo com o professor, esses personagens representam a criança, o negro, o idoso e a mulher personificados com as plantas da região.

O ‘Jogo Botânico’ funciona a partir de um tabuleiro, com 4 tipos de personagens, relacionados aos grupos de plantas: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Cada jogador deve percorrer as casas do tabuleiro a partir da linha evolutiva dos vegetais.

As cartas, com perguntas sobre Botânica, permitem aos jogadores avançar ou voltar no caminho em busca do conhecimento. O objetivo é chegar ao final do jogo com seu peão acertando o maior número de respostas sobre o conteúdo.

Os personagens foram criados a partir das propriedades dos grupos de plantas estudados na 2ª série do Ensino Médio e possuem características anatômicas destes grupos personificadas com características humanas. Pela cronologia evolutiva tem a Brion, representando as briófitas, o Pteros, representando as pteridófitas, o Giminon, representando as gimnospermas e a Angio, representando as angiospermas.

Valor didático da atividade

O educador reforça que o ‘Jogo Botânico’ é associado ao componente curricular de Biologia do Documento Curricular de Goiás/Ensino Médio (DCGO-EM) e ao desenvolvimento das habilidades estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na área de concentração de Ciências da Natureza.

O desenvolvimento do jogo na escola de Santa Rita é uma realização do projeto GoiásTec com o intuito de estimular que os estudantes da rede pública estadual retratem, com propriedade, o conhecimento adquirido, para além da sala de aula por meio do acesso à uma ferramenta lúdica no seu cotidiano.

A Seduc/GO, por meio do Programa GoiásTec, realizou pesquisas na escola rural de Santa Rita, bem como aplicou questionários aos participantes, promoveu visitas na escola e a construção do protótipo do jogo. A Seduc/GO prepara o material impresso que tem previsão de ser distribuído aos estudantes das escolas estaduais das áreas rurais de Goiás.