Estádio Serra Dourada completa 48 anos de história

Protagonista no cenário esportivo, estádio Serra Dourada foi inaugurado em 9 de março de 1975 (Foto: Secom)

Cenário de grandes jogos e lembranças das torcidas goianas, o estádio Serra Dourada completa 48 anos de história nesta quinta-feira (09/03). Desde o jogo de inauguração em 1975, quando a Seleção Goiana venceu a seleção de Portugal por 2 a 1, até os dias atuais, o estádio mantém seu protagonismo no cenário esportivo.

Em 2022, registrou os maiores públicos do estado, com cerca de 30 mil torcedores para os duelos entre Vila Nova x Fluminense, pela Copa do Brasil, e Atlético x São Paulo, pela Copa Sul-Americana. O maior público de 2023 também é do Serra, com cerca de 13 mil pessoas para ver Goiânia x Goiás, pelo Campeonato Goiano.

“O estádio mais bonito, com a arquitetura mais charmosa, é o Serra Dourada”, destaca o governador Ronaldo Caiado ao lembrar que a inauguração do estádio ocorreu durante a gestão de Leonino Di Ramos Caiado à frente do Estado.

Seleção Goiana no jogo inaugural do Serra Dourada (Foto: Secom)

Banheiros novos

A mais recente melhoria realizada pelo Governo de Goiás no estádio foi a reforma completa dos 32 banheiros dos setores de arquibancadas e cadeiras do Serra Dourada, entregue para o duelo entre Goiânia e Goiás, no final do mês passado. Os sanitários têm itens de acessibilidade para pessoas com deficiência e fraldário para o atendimento de famílias com crianças.

“Esta reforma era uma necessidade que existia para o Serra Dourada há vários anos. O governador Ronaldo Caiado sempre esteve atento a isso e determinou que fosse feita e entregue à sociedade. O torcedor goiano merece todo respeito e conforto ao frequentar o principal estádio do futebol goiano”, destaca o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues.

História do Estádio Serra Dourada

Ao longo de sua trajetória, o Serra Dourada recebeu craques do futebol goiano, nacional e internacional. Pelé já não atuava como jogador profissional à época da inauguração do Serra, mas abrilhantou um amistoso beneficente entre a Seleção Brasileira e um combinado da seleção da Região Sul do país, em 1983, marcando um gol de falta.

Já Maradona esteve em Goiânia com a seleção argentina na Copa América de 1989. O maior ídolo da seleção albiceleste esteve em campo em quatro jogos no estádio, contra Chile, Equador, Bolívia e Uruguai, mas não marcou gols.

Maradona esteve em campo em quatro jogos no estádio, contra Chile, Equador, Bolívia e Uruguai (Foto: Secom)

Mas nem só de bola rolando foi composta a história do Serra Dourada. O gramado em que brilharam craques de várias gerações também foi palco para alguns dos artistas mais importantes da história da música.

Em 2013, Paul McCartney tocou clássicos dos Beatles e da carreira solo. Em 2022 foi a vez dos norte-americanos da banda Guns N’ Roses agitarem o público goiano, consolidando o Serra Dourada como uma referência não só de espaço esportivo, mas também de entretenimento e lazer.

Outro momento marcante foi a visita do Papa João Paulo II, em 1991. Mais de 100 mil pessoas compareceram ao estacionamento da área externa para ouvir as palavras do pontífice, em sua terceira visita ao Brasil.